Obras da USF são concluídas na região Passaredo e população volta a ter serviços de saúde municipal
Foram doze anos de obras paradas até atual gestão municipal recuperar o prédio e devolver o atendimento médico para os moradores
Após doze anos de obras para a reforma paradas, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Passaredo, localizada no bairro Jardim Passaredo foi entregue para a população, neste sábado (10), durante ato solene, realizado pela prefeitura de Cuiabá, com a presença do prefeito Abílio Brunini (PL). Já na próxima segunda-feira (12), USF vai atender um total de 12 mil usuários que compõem a região Passaredo. Ao todo, serão seis bairros beneficiados com o atendimento médico.
Desde que assumiu, o prefeito esclareceu que a obra foi retomada ao custo de R$ 1,5 milhão com toda a estrutura e um quadro de 19 profissionais assegurando os serviços. “Essa unidade estava abandonada há mais de uma década. Assumimos o compromisso de destravar obras paradas e devolver à população serviços essenciais. Hoje, estamos garantindo atendimento digno para mais de 12 mil pessoas e fortalecendo a Atenção Primária na região”, afirmou.
A USF Jardim Passaredo possui estrutura física ampla e moderna, composta por sete consultórios, sendo um multidisciplinar, três salas de odontologia, sala de pré-consulta, sala de vacina, sala de coleta e procedimentos, farmácia, sala de gerência, Central de Material e Esterilização (CME), sala de reunião, Depósito de Material de Limpeza (DML) e banheiros para servidores e pacientes, incluindo banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD).
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris ressaltou o impacto social da entrega para as famílias da região.
“Muitas famílias aguardaram por anos por esse espaço. Essa unidade representa dignidade, cuidado e acesso à saúde. Que seja, de fato, um instrumento de transformação na vida das pessoas e das famílias da região”, pontuou.
Além dos atendimentos clínicos e odontológicos, a USF também ofertará serviços de Planejamento Familiar e atenderá demandas espontâneas, realizadas sem necessidade de agendamento prévio. Esse tipo de atendimento contempla situações de menor urgência, como dores, febre, aferição de pressão, renovação de receitas e outros cuidados imediatos, garantindo acolhimento e encaminhamento adequado ao paciente.
A presidente do bairro Jardim Passaredo, Terezinha da Silva Lucas, se emocionou ao falar da entrega da unidade, que leva o nome de sua mãe.
“Hoje, estamos entregando essa obra à população com o nome da minha mãe, Angelina da Silva Lucas. Isso não tem preço para nós, porque foi uma luta muito grande para que essa unidade se tornasse realidade”, disse a presidente.