Papa Francisco morre aos 88 anos

Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o papa Francisco, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica. A informação foi divulgada pelo Vaticano. Em uma Sala Paulo VI repleta de fiéis, Francisco afirmou: “A nossa vida não se destina a fechar-se em si mesma, numa imaginária perfeição terrestre. Está destinada a ir além, através da passagem da morte, visto que a morte é uma passagem.”

Visita ao Brasil
Em julho de 2013, Francisco veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro que reúne jovens católicos. Na época, o papa foi recebido no aeroporto do Galeão pela então presidente Dilma Rousseff, pelo então governador Sérgio Cabral, e pelo prefeito Eduardo Paes, na época, em seu segundo mandato.
Nascido na Argentina, o papa Francisco, cujo nome era Jorge Mario Bergogli, assumiu o cargo após a renúncia de Bento XVI em 2013. Ele permaneceu no cargo de líder da Igreja Católica por 12 anos.
Nos últimos anos, o pontífice vinha passando por uma série de problemas médicos. Por conta de sua saúde frágil, Bergoglio deixou de comparecer a alguns eventos da Igreja Católica, como a procissão da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma do ano passado e deste ano. Em maio de 2022, Francisco apareceu em público, pela primeira vez, em cadeira de rodas, por causa de uma crise de dores no joelho.
Apesar dos desafios, Francisco, que tentava continuar comparecendo aos eventos, afirmou em março do ano passado que renunciar ao cargo era “uma hipótese distante”. A declaração foi feita após o então pontífice enfrentar uma crise de bronquite e precisar cancelar audiências por estar gripado.