Fecomércio articula a construção de um SESC em SINOP

291

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), recebeu a confirmação do superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Igor Cunha, investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a instalação de uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para a gestora, isso demonstra o potencial do município.

“Esses investimentos são valiosíssimos principalmente para as pessoas que precisam de capacitação. Ganhamos muito com essa unidade do Sesc/Senac, mas principalmente porque não é apenas um investimento só na cidade, mas também nas pessoas que vivem aqui uma vez que essa estrutura tem foco na capacitação de pessoas”, destacou a prefeita.

Segundo o superintendente Igor Cunha, a previsão de inauguração da unidade é setembro deste ano. “Sinop hoje é um case de sucesso para o Estado de Mato Grosso e também para o nosso Brasil, então o sistema Fecomércio Sesc/Senac vem investir em Sinop e estamos hoje trazendo a caravana com diversos atendimentos e já no aniversário de Sinop vamos estar com o pólo, com investimento de R$ 4 milhões, mas conforme a demanda vamos aumentar esse investimento”.

A confirmação dos investimentos foi feita em reunião realizada na TVCA Norte, com a participação também do presidente da Acrinorte Olvide Galina, presidente da ACES Clayton Gonçalves, gerente regional da TVCA Edmundo Cunha e o proprietário da Frigobom João Carlos Bombonato.

Unidade em Sinop

A capacidade para atendimento é estimada, em média, em 500 pessoas por dia. O terreno onde o Sesc funcionará localiza-se à Avenida Bruno Martini, sentido Aeroporto, e foi doado pelo Poder Executivo, em 2013. Em Sinop, será explorado o conceito de unidade parque, a exemplo de outros modelos em operação no Brasil, no sistema de contêineres em formato de espaços multiusos, também com a realização de atividades ao ar livre e nas unidades móveis do Sesc (BiblioSesc e OndontoSesc).

Para o mês de março iniciam-se os trabalhos em dois eixos. No primeiro deles, a “instalação de contêineres para suporte operacional e administração da unidade Sesc, espaço de convívio e aprendizagem que possibilite interações do público, prioritariamente os trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e seus familiares, bem como a comunidade como um todo, a partir de programações e atividades nos programas desenvolvidos pelo Sesc (lazer, saúde, esporte, educação, cultura e assistência) e adequação do espaço existente, com paisagismo, jardinagem, pista de caminhada e equipamentos esportivos compatíveis.

Em seguida, a implantação da unidade Senac, que contempla a formação técnica profissionalizante por meio de cursos ofertados à população, também instalados em contêineres em formato de sala de aula e suporte administrativo.

O Sesc Sinop ofertará atendimentos em cinco grandes programas e cujos objetivos são possibilitar o desenvolvimento integral dos indivíduos. Nesta premissa estão listados trabalhos de referência em assistência social, oferta de programações culturais e de lazer, ações educativas formais e informais, práticas esportivas, disponibilização de espaços qualificados para o encontro, intercâmbio e o afeto.

Deixe uma resposta