Parceria entre PM e Seduc leva às escolas palestras sobre violência doméstica

161

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Dom Francisco Aquino Correa, no bairro Jardim Europa, assistiram, na noite desta terça-feira (12), uma palestra sobre “Violência contra a mulher”, proferida por policiais militares. A palestra faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e será promovida durante esta semana em outras quatro escolas estaduais.

A palestrante, tenente-coronel PM Grasielle Paes Bugalho, explicou que a ideia foi explanar as várias formas de violência junto com estatísticas, como dados da Lei Maria da Penha – que criminaliza a violência doméstica. “A lei cria uma rede de proteção para a mulher. No entanto, somente criar um sistema de denúncia de violência não é suficiente. É preciso ter um sistema de apoio à mulher”.

Ela frisou ainda que a educação é uma grande aliada para mudar o cenário da violência.

Entre as participantes estava a aluna Maria de Fátima, 62 anos, que está cursando a turma de alfabetização. Ela, que já é bisavó, diz que achou a palestra muito interessante. “Gostei muito do que ela falou sobre a mulher. As pessoas estão entendo mais sobre a violência doméstica”, explicou.

Para a coordenadora pedagógica Rosinei Canavarros da Cruz, a palestra é importante, levando em conta a realidade da clientela da escola. ”É uma palestra que chama a atenção das mulheres, das alunas que vivenciam essa questão”, ressalta.

A professora da EJA Sandra Alves também elogiou a iniciativa. “É uma palestra para nossa clientela, pois temos só adultos e muitas mulheres da melhor idade”, explicou.

A professora acrescentou que o tema sobra a violência contra a mulher é trabalhada em sala de aula, principalmente em datas comemorativas. “São alunos com experiência de vida. Temos muitos casos e muitos se calam. O importante é a participação dos homens nessa palestra”.

A palestra faz parte da programação especial coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, no mês que se comemora o dia da mulher. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Policia Militar (PM).

A EE Dom Francisco Aquino é a segunda de uma série de cinco unidades escolares que receberão a palestra. A programação especial iniciou-se no início desta semana, dia 11, na Escola Estadual Rafael Rueda, no Bairro Pedra 90. E na quarta-feira (13), foi a vez da Escola Estadual Almira de Amorim e Silva, no CPA 3. Hoje, quinta-feira (14), a palestra será na EE Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e encerra nesta sexta-feira (15) na EE Mário de Castro, no Bairro Pedra 90.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.