Cridac realiza mutirão para atender pacientes que necessitam de próteses ortopédicas

137

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou nesta semana a quarta etapa do mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 24 e 28 de junho, estão sendo realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação da unidade.

Nesta etapa, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para produção da prótese.  Além disso, pacientes que foram atendidos na terceira etapa, realizada em maio, estão retornando ao Centro para receber os membros artificiais.

Outro atendimento que está sendo prestado é o de ajustes nas próteses dos pacientes que já receberam o membro. A equipe ainda está realizando treinamento de locomoção dos pacientes que estão recebendo o componente artificial que substitui o membro amputado.

A SES-MT adquiriu o serviço de confecção de próteses de membros inferiores com objetivo de dar agilidade ao atendimento. O público alvo é formado por usuários que já possuem processos cadastrados na unidade.

De acordo com a diretora da unidade, Flávia Tortorelli, o Cridac está atendendo pacientes que possuem agendamentos programados dos municípios: Alta Floresta, Carlinda, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Juscimeira, Dom Aquino, Tangará da Serra, Diamantino, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda.

Por dia, estão sendo atendidos cerca de 40 pacientes. Ao final do mutirão, a equipe terá realizado, aproximadamente, 200 atendimentos.

A Rede Estadual de Reabilitação, possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) de gestão municipal, implantadas em 132 cidades, o que dá uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado. O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de: Reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.