Camarão de água doce atrai pequenos produtores em Mato Grosso

257

Um novo mercado está surgindo em Mato Grosso e pode se transformar em outra opção rentável para pequenos e grandes produtores. Trata-se do cultivo do camarão de água doce com tecnologia bioflocos que já despertou a atenção de pequenos produtores e até grandes empresários de Mato Grosso de olho no crescimento de um mercado que promete ser muito rentoso.

E o primeiro passo para a introdução desta nova modalidade econômica no Estado, já tem data. O Sebrae MT promove o curso de cultivo de camarão com tecnologia bioflocos, nos dias 9 e 10 de agosto, em Lucas do Rio Verde. A capacitação será realizada com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde. O curso é aberto a qualquer interessado e se ingressar na produção de camarão.

A gestora do projeto de piscicultura do Sebrae MT, Valéria Pires, informa que o curso foi montado para atender uma demanda dos próprios produtores de pescado da região, que engloba ainda os municípios de Sorriso e Sinop. Segundo dados do Indea MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), conforme último levantamento realizado em 2018, Lucas do Rio Verde possui 13 propriedades cadastradas com criação de peixes. Em Sorriso, no distrito de Primavera, a 20 km de Lucas do Rio Verde, está implantado o Delicious Fish, maior frigorífico de peixes de água doce de Mato Grosso e um dos três maiores do Brasil.

O curso de cultivo de camarão será ministrado pelo engenheiro de aquicultura Bruno R. Scopel da Empesa Ecomarine, mestre na área e doutorando em ciências biológicas. A programação é composta por aula teórica, no Auditório dos Pioneiros, anexo à prefeitura; e aula prática na Piscicultura Amazonas. Ele irá tratar de cultivos superintensivos de camarões, bases da tecnologia Bioflocos (BFT) e quando usar, cultivos em baixa salinidade, balanço iônico e osmorregulação, qualidade da água, sanidade e biossegurança, entre outros.

Scopel explica que a tecnologia bioflocos é uma ferramenta que surgiu nos últimos anos, no mundo todo e tem evoluído. Ela é baseada numa microbiologia aquática muito rica que desempenha diferentes funções, tanto controle da qualidade da água, através da remoção de compostos hidrogenados, quanto para alimentação.

Deixe uma resposta