Estado e municípios esperam receber os recursos do FEX até dezembro

Powered by WP Bannerize

267

Conforme divulgado nos últimos dias, um parecer da Comissão Técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) afirma que o governo federal não precisa mais compensar estados e municípios com a Lei Kandir por considerar que os estados já ficam com mais de 80% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações interestaduais.

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, este parecer dos técnicos do TCU, que ainda não foi validados pelos ministros do tribunal, não é uma novidade. “Ouvimos isto desde 2017, ainda no governo Michel Temer. Mesmo com este entendimento dos técnicos do TCU, não invalida o compromisso feito pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, tanto para os prefeitos, quanto para os governadores, senadores, deputados federais. Recentemente em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com a participação de governadores e senadores, o ministro Paulo Guedes voltou a reafirmar o compromisso de repassar os recursos do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações-FEX aos estados e municípios exportadores. Neste encontro estavam presentes, os senadores Jaime Campos e Wellington Fagundes, que confirmaram o compromisso do ministro em repassar aos estados e municípios os recursos do FEX até o final do ano.

Fraga lembrou que durante a Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em maio, o ministro Paulo Guedes fez o compromisso e reafirmou que o governo irá compensar os estados e os municípios brasileiros, que não receberam o FEX em 2018. Este compromisso foi feito pelo ministro para mais de seis mil lideranças do movimento municipalista presente na Marcha.

Evidentemente o ministro irá cumprir o compromisso após a aprovação da Reforma da Previdência. “Acreditamos que até o final de dezembro, os municípios e o Governo do estado receberão este recurso que muito ajudará no fechamento das contas no final deste ano”, finalizou o presidente da AMM.

 

Deixe uma resposta