Alunos de rede municipal receberão óculos nesta segunda-feira (4)

225

O prefeito Emanuel Pinheiro lança nesta segunda-feira (4), às 9 horas, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, o projeto Enxergar é Humanizar com a entrega dos primeiros óculos para crianças matriculadas na rede pública municipal de Ensino. O projeto faz parte da política educacional do Município para a infância, sendo uma das ações do Programa de Alfabetização Cuiabana (ProAC), iniciado em 2018. Neste primeiro momento, a ação está atendendo alunos matriculados nos 1º e 2º Anos do Ensino Básico.

O projeto Enxergar é Humanizar teve início em maio deste ano, com uma campanha de Avaliação da Acuidade Visual, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do projeto é avaliar e monitorar a aprendizagem dos alunos, após diagnóstico feito por profissionais da Educação, que apontou a existência de um grande número de crianças com problemas de visão, uma situação que prejudica o desenvolvimento intelectual e social das crianças, acarretando um déficit de aprendizagem relacionado com a baixa visão.

O prefeito Emanuel Pinheiro, sensível ao problema e dentro da visão de uma gestão humanizada, estabeleceu uma meta para assegurar o atendimento às crianças. “Temos uma preocupação que é de implementar a humanização em todos os níveis da gestão, e no processo de aprendizagem não seria diferente. Com esta ação, estamos assegurando o direito básico de ler e escrever, e consolidando o processo de alfabetização, além de cumprir com o nosso papel de gestor público, de olhar para as pessoas, em especial para as crianças, e para a parcela mais carente da população”, destacou Emanuel Pinheiro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que por meio da avaliação são identificados os alunos com distúrbios de refração, que necessitam do uso de óculos. “A ação contribui para a melhoria na aprendizagem, diminuindo a desistência e a evasão escolar. Para as famílias beneficiadas, representa qualidade de vida, uma vez que os alunos têm uma melhora na autoestima, recuperando este sentido tão importante para a humanização do ambiente escolar”, salientou.

O projeto é realizado com o apoio do Instituto Lions da Visão, responsável pelas consultas oftalmológicas, de acordo com o agendamento. Os estudantes com confirmação de deficiência visual recebem os óculos gratuitamente da Secretaria de Educação. A expectativa é de que até o final da gestão a SME entregue aproximadamente 300 óculos.

Deixe uma resposta