MT Hemocentro alerta para necessidade de repor estoque de sangue em janeiro

56

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta a população para a necessidade de repor o estoque de sangue neste mês de janeiro, quando ocorre queda nas doações voluntárias em razão do período de férias. Até o dia 8 deste mês, a média geral de queda no estoque é de 45%.

O percentual de redução varia de acordo com o tipo sanguíneo, mas a queda registrada no estoque estratégico chega a 70%. As maiores reduções são dos estoques do tipo A negativo, com menos 70%, e AB negativo, com menos 66%.

A diretora da unidade especializada, Gian Carla Zanela, explica que a doação de sangue deve ser voluntária, o que exige da sociedade o senso de solidariedade e de compromisso com a causa de salvar vidas.

“Este período de férias e recessos é muito crítico para o banco de sangue. A queda na quantidade de doação é muito expressiva e, no entanto, a demanda por bolsa de sangue para abastecer os hospitais e prontos-socorros públicos não diminui, pelo contrário, aumenta devido ao crescimento de ocorrências de acidentes, principalmente, de trânsito. O MT Hemocentro é a única referência estadual em transfusão de sangue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por repor o estoque diário das unidades da rede pública de saúde nos municípios e na capital. Não podemos ficar sem doações”, enfatiza a diretora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.