Mato Grosso inicia campanha contra sarampo nesta segunda-feira

66

Foto: Gustavo Duarte

Assim como os demais municípios brasileiros, Cuiabá inicia a primeira etapa da Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo iniciará em Cuiabá, nesta segunda-feira (10) e vai até o próximo dia 13. Neste ano, a estratégia que faz parte da intensificação de esforços do Ministério da Saúde em resposta rápida aos últimos boletins epidemiológicos nacionais que apontaram casos confirmados  de sarampo, em 11 estados terá como público-alvo pessoas de 05 a 19 anos.

De acordo com a Responsável Técnica (RT) de Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn, o público alvo foi definido com base no calendário nacional de vacinação. E ainda nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença – ocasionados pela baixa cobertura vacinal.

“Como de praxe a Campanha será realizada por etapas. Entretanto, neste ano, o Ministério da Saúde optou por começar por idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100.000 habitantes”, explicou Horn.

Em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das 08h30 às 11h e das 13h às 16h30.

“Estaremos com toda a equipe das unidades básicas de saúde de prontidão para atendermos com muita humanização os pequenos cuiabanos que precisam estar amparados contra essas doenças. Entretanto, é preciso conscientização dos pais e responsáveis para que consigamos atingir a meta preconizada”, frisou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

Seguindo o calendário nacional, o ‘Dia D’ será realizado no sábado (15) das 8h às 17h, ininterruptamente.

As próximas etapas da Campanha Nacional, bem como as demais faixas etárias serão divulgadas conforme calendário do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.