4ª Edição do Cidadão do Futuro em Vera

275

A Administração Municipal de Vera, através da Secretaria de Assistência Social realizou na noite desta segunda-feira (10) o lançamento da 4ª etapa da ação do Cidadão do futuro. Esta ação é desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as demais Secretarias do Município. Ao todo 20 adolescentes de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, que estejam frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio irão participar da ação.

Cauã Matheus Souza e Silva que é um dos adolescentes que irá participar da ação, ele disse que está amando a oportunidade e agradeceu a todos os envolvidos no cidadão do futuro. “É a primeira vez que eu participo de um projeto como este. Eu estava precisando ajudar em casa a minha mãe, por que é meio chato um filho de 17 anos ficar em casa pedindo as coisas. E nem começou direito, mas eu já estou amando a oportunidade. E quero agradecer muito a todas as pessoas que estão envolvidas nessa ação pela oportunidade que estão dando para todos nós. Quero ter um futuro promissor e eu gostaria de me formar em administração, mas meu sonho mesmo é me alistar no exército”, expôs o jovem.

O objetivo do Cidadão do Futuro é inserir os adolescentes em diversas áreas e espaços públicos onde eles prestarão serviços como estagiários e receberão um valor de R$300,00 (trezentos reais). Com a carga horária de 04 horas diárias durante 6 meses.

De acordo com a Ana Claudia Boing que é orientadora social do CRAS, “Os jovens iniciam uma formação focada no primeiro emprego, no desenvolvimento e conhecimentos básicos, competências para o trabalho que busque oferecer atividades formativas aos adolescentes por meio de ações que proporcionam o trabalho das funções cognitivas e expressivas. Vamos trabalhar com eles também conhecimentos específicos relacionados às atividades laborais, o relacionamento interpessoal e especialmente o desenvolvimento da autonomia pessoal e profissional uma vez que eles estarão sendo inseridos pela primeira vez no mercado de trabalho”, ressaltou Ana.

Após esse período do projeto aqueles adolescentes que se destacarem e forem considerados aptos pela equipe de acompanhamento serão indicados para o mercado de trabalho no município. Esta ação consiste ainda em acompanhamento na vida escolar e orientação aos pais, para que tenham conhecimento do funcionamento do mesmo e possam contribuir para o aprendizado dos filhos.

Para o Tenente Ismael Rodrigues de Assis da Polícia Militar de Vera “Acredito que projetos como este têm muito a somar com o desenvolvimento do adolescente por que hoje carece muito de ter uma prática, o adolescente embora tenha mais oportunidades eles ainda se veem perdidos e esse tipo de ação acaba dando um norte, um caminho para eles. E além disso tem algumas matérias que nós da Polícia Militar acabamos trabalhando com eles como evitar o uso de drogas e também sobre a nossa profissão de como seguir carreira. Para eles terem conhecimento uma coisa que eu não tive quando criança e adolescente”, destacou o tenente.

Dona Maria dos Santos que tem um neto que está participando da ação. Ela destacou que ações como esta são muito importantes para os jovens terem acesso a primeira experiência no mercado de trabalho. “Eu acho que é muito importante por que com esta ação, jovens como meu neto vão se devolver bem e é uma experiência que vai abrir portas para eles. Muitas vezes o jovem e tímido e não tem coragem de chegar em um lugar e pedir o serviço, falta muita experiência e atitude. E através deste projeto eles vão adquirir tanto a experiência quando a atitude para a vida deles futura”, concluiu Maria.

Deixe uma resposta