Luxemburgo se torna o 1° país do mundo a oferecer transporte público gratuito

No Brasil, em especial Mato Grosso, a corrupção e a burocracia impedem que as obras do VLT, que ja consumiu mais de R$ 1 bilhão e com mais de seis anos paradas sejam retomadas.

102

O ministro dos Transportes de Luxemburgo, François Bausch, celebrou neste sábado (29) o que classificou como 1 “grande dia” para o Grão-Ducado, que se tornou oficialmente o 1º país do mundo a implementar a gratuidade do transporte público em todo o seu território nacional. No Brasil, em especial Mato Grosso, a corrupção e a burocracia impedem que as obras do VLT, que ja consumiu mais de R$ 1 bilhão e com mais de seis anos paradas sejam retomadas.

Antes da iniciativa luxemburguesa, apenas algumas cidades da Europa tinham executado um plano semelhante.

O país pequeno, porém rico, introduziu a medida como parte de um esforço para “motivar” seus pouco mais de 600 mil habitantes – e os 214.000 passageiros estrangeiros que usam a rede diariamente – a mudar seu comportamento na região montanhosa entre Alemanha, Bélgica e França. As viagens de ônibus, trens e bondes já eram gratuitas aos sábados, mas todas as tarifas foram abolidas ao final desta semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.