Luxemburgo se torna o 1° país do mundo a oferecer transporte público gratuito

No Brasil, em especial Mato Grosso, a corrupção e a burocracia impedem que as obras do VLT, que ja consumiu mais de R$ 1 bilhão e com mais de seis anos paradas sejam retomadas.

201

O ministro dos Transportes de Luxemburgo, François Bausch, celebrou neste sábado (29) o que classificou como 1 “grande dia” para o Grão-Ducado, que se tornou oficialmente o 1º país do mundo a implementar a gratuidade do transporte público em todo o seu território nacional. No Brasil, em especial Mato Grosso, a corrupção e a burocracia impedem que as obras do VLT, que ja consumiu mais de R$ 1 bilhão e com mais de seis anos paradas sejam retomadas.

Antes da iniciativa luxemburguesa, apenas algumas cidades da Europa tinham executado um plano semelhante.

O país pequeno, porém rico, introduziu a medida como parte de um esforço para “motivar” seus pouco mais de 600 mil habitantes – e os 214.000 passageiros estrangeiros que usam a rede diariamente – a mudar seu comportamento na região montanhosa entre Alemanha, Bélgica e França. As viagens de ônibus, trens e bondes já eram gratuitas aos sábados, mas todas as tarifas foram abolidas ao final desta semana.

Deixe uma resposta