Escola de Chapada dos Guimarães foi incluída em um projeto em parceria com a NASA

209

Doze escolas da rede pública estadual de Mato Grosso vão fazer parte do projeto ´Jornada nas Estrelas´, que oferece aulas de astronomia a alunos, em parceria com a Agência Espacial Americana (Nasa). O curso inciou ontem (12) e se estende até esta sexta-feira (13), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Das instituições que foram incluídas na iniciativa, 11 são de Cuiabá e uma de Chapada dos Guimarães, a Coronel Rafael de Siqueira de ensino integral, que fica 65 km da capital. O projeto irá trabalhar com os fundamentos da astronomia aplicados de forma interdisciplinar.

A parte prática do projeto será em parceria com a Nasa, que entra com o programa ´Caça Asteróides´, no qual o professor faz um cadastro no Instituto Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC) e tem a sua disposição uma plataforma que transmite imagens da Nasa do espaço sideral em tempo real.

A partir de aulas teóricas, os alunos participam da busca de asteroides, num verdadeiro videogame virtual. Ao localizar o asteroide, o aluno pode registrar o nome, que será confirmado pela Nasa.

Para isso, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoverá curso de capacitação na área de astronomia para 60 profissionais da rede estadual.

A capacitação será realizada pelo professor doutor Patrick Miller, da Universidade de Hardin-Simmons, no Texas, Estados Unidos. Ele vai abordar a importância de levar a astronomia até as escolas e também vai explicar sobre o programa ´Caça-asteroides´.

Deixe uma resposta