Vigilância sanitária combate Coronavírus e mosquito da dengue

140

Durante os três primeiros meses do ano a Secretaria de Saúde e Saneamento através da equipe da Vigilância Ambiental de Vera vem intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue. Do mês de janeiro até o final do mês de março por ser um período muito chuvoso o município teve um aumento significativo de notificações de casos suspeitos de dengue. Ao todo foram emitidas 81 notificações pelas UBSs 1 e 2 e pelo Pronto Atendimento, das quais 12 casos foram confirmados, 16 foram descartados e 65 ainda estão em andamento para o diagnóstico.   Neste período a equipe da Vigilância tem realizado o trabalho efetivo de prevenção e combate, passando nas casas das pessoas e realizando palestras educativas, além do fazer o bloqueio com o fumasse. Quem falou um pouco do trabalho que vem sendo realizado foi o coordenador da Vigilância Ambiental, Samuel Raimundo da Silva.

“Trabalhamos com números de janeiro até março fizemos um total de 5 mil e 100 casas borrifadas com o veneno praticamente em todas as casas da cidade. O bloqueio é feito após recebermos as notificações e realizamos o bloqueio com o veneno na quadra onde mora, o indivíduo que pode estar com a doença por que o bloqueio é para matar o mosquito adulto que pode estar infectado com a doença e pode picar outras pessoas. Então passamos o veneno na quadra onde ele mora e nas outras mais próximas são nove quarteirões, e se não passamos em algumas é por que elas não estão incluídas na notificação. E isso é sinal de que nesta quadra, nesta localidade não tem o mosquito, e não tem necessidade de passarmos o veneno. O bloqueio é feito no final da tarde após as 17h quando o vento esta mais calmo e tem poucas pessoas circulando nas ruas. Mais uma vez quero lembrar a população e pedir a compreensão e ajuda de todos para que nos ajudem neste combate às larvas e ao mosquito. Olhem seus quintais e não deixa água parada”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental.

Samuel pediu mais uma vez o apoio dos moradores de Vera para combater o mosquito da dengue.  “Estamos constantemente pedindo a ajuda dos moradores, ainda assim a população muitas vezes fica de braços cruzados, mesmo sabendo do perigo que o mosquito traz transmitindo a dengue, a dengue hemorrágica. E temos que lembrar que o mosquito não transmite só a dengue ele transmite também várias outras doenças. E esse perigo hoje está dentro da nossa casa. Quero aproveitar e pedir para os moradores para que limpem seus quintais por que o Mutirão de Limpeza da Prefeitura através da Secretaria de Obras está passando nos bairros e recolhendo o lixo de forma gratuita, então colaborem conosco não deixem só para os agentes, para a secretaria de saúde, e a prefeitura limpem seus quintais e nos ajude a combater os focos e diminuir as notificações no nosso município”, destacou Samuel.

Para melhorar ainda mais o trabalho da equipe em relação aos bloqueios a Administração de Vera através da Secretaria de Saúde adquiriu duas novas bombas de passar veneno para a equipe da Vigilância o valor investido foi de R$ 5 mil reais.

Deixe uma resposta