PSF é inaugurado na comunidade Rio dos Peixes para atenção básica

368

Mais de 2,4 mil pessoas passam a ser beneficiadas diretamente com a reforma e ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF) Rio dos Peixes, entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro neste sábado (18). Cumprindo as determinações para evitar a disseminação do novo coronavírus, a entrega foi realizada sem a realização de uma solenidade e aglomeração de pessoas.

Parte do cronograma de ações em homenagem aos 301 anos da Capital, o PSF, que há 14 anos não recebia uma grande revitalização, foi entregues totalmente equipado, com novas mobílias, climatizado em todos os ambientes e com equipes de saúde odontológica.

Com ele, aliado a outras 31 frentes de trabalho em estruturações, reformas, ampliações e novas obras que já foram devolvidas à população nos mesmos moldes de qualidade, a atual gestão avança com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros carentes, onde está a população que mais precisa da atenção do poder público.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS) do Rio dos Peixes,  Deoclécia Xavier confirma esse avanço. “Percorremos cerca de 100 KM para levar atendimento para 644 famílias que antes não tinham acesso a Saúde de qualidade. Agora, além de termos mais qualidade de trabalho, poderemos contar com um local que inclusive terá dentistas para melhor atender esses pacientes. Um avanço que trará mais Saúde e qualidade de vida para nossas comunidades rurais”, frisou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, mais que satisfação de levar Saúde para mais próximo das pessoas que mais precisam do poder público essas entregas representam a certeza de que os esforços para virar a página da Saúde estão dando certo.

“O foco da nossa gestão é cuidar de todos os quase 700 mil cuiabanos, sobretudo, daqueles que dependem exclusivamente do poder público para ter uma vida saudável e digna. Por isso a entrega de mais essa unidade de saúde totalmente reformada e ampliada é a prova de que estamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica e transformar os 85 centros de saúde da Capital, que estavam totalmente insalubres, em ambientes mais humanizados para a população cuiabana”, enfatizou o prefeito. Ele lembrou ainda que com a reforma e ampliação, a comunidade passou a contar com atendimento odontológico. “Já temos 19 equipes em toda capital e todos os profissionais já atuam com todos os equipamentos de proteção individual”.

Engajada na luta contra pandemia da COVID19, a equipe da unidade de saúde também confeccionou e irá distribuir máscaras de tecido para a comunidade. “O esforço é conjunto. Uma iniciativa louvável”, destacou o prefeito.

Deixe uma resposta