MT tem 95 leitos de UTI e 383 de enfermaria exclusivos a Covid-19

147

Saúde estima total de 1.273 leitos até o próximo dia 4, sendo 326 de UTI e 947 de enfermaria

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo traçou na manhã desta quarta-feira (22) um raio-x dos leitos hospitalares exclusivos para pacientes com Covid-19 (o novo coronavírus) em Mato Grosso.

Atualmente, a estrutura pública de Saúde dispõe de 95 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros 383 de enfermaria.

Segundo o secretário, o Estado trabalha com uma meta de chegar até o próximo dia 4 com um total de 1.273 leitos exclusivos a pacientes que precisarem ser hospitalizados em razão do novo coronavírus.

Destes, 326 são de UTI e 947 de enfermaria.

Não há que se discutir, ao menor por ora, falta de leitos para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso. Pelo contrário, há um número robusto de leitos disponíveis, com equipe técnica preparada para atender pacientes caso tenhamos um agravamento da pandemia.

“Estamos falando de leitos especializados e exclusivos para atender pacientes com Covid-19. Ou seja, não se mistura com leitos disponíveis para outras enfermidades”, explicou Figueiredo.

“Para os pacientes com coronavírus nós fazemos o isolamento, há uma divisão muito clara no hospital. O paciente tem um tratamento diferenciado, em outro ambiente do hospital”, emendou.

Conforme o secretário, muitos destes leitos estão – neste momento – ociosos em razão do baixo número de pacientes agravados por conta da doença.

“Não há que se discutir, ao menos por ora, falta de leitos para pacientes com Covid-19 em Mato Grosso. Pelo contrário, há um número robusto de leitos disponíveis, com equipe técnica preparada para atender pacientes caso tenhamos um agravamento da pandemia no Estado”, disse.

Pacientes hospitalizados

Ainda conforme o secretário, no momento há seis pacientes internados em leitos de enfermaria no Estado, sendo cinco em unidades privadas e apenas um paciente em leito SUS.

Já os pacientes internados em UTI totalizam sete, sendo 3 em unidades privadas, um em hospital filantrópico e três hospitalizados pelo SUS.

Até a última terça-feira (21), Mato Grosso contabilizava 181 casos do novo coronavírus.

Seis pessoas morreram vítimas da doença no Estado. Os óbitos foram registrados em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã, Rondonópolis e Barra do Garças.

 

 

Fonte: https://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/exibir.asp?id=89460&noticia=mt-tem-95-leitos-de-uti-e-383-de-enfermaria-exclusivos-a-covid-19

Comentários estão fechados.