Prefeito quer intercalar funcionamento do comércio para controlar trânsito em Cuiabá

53

A ideia é intercalar o período de funcionamento das atividades econômicas locais subdividindo o fluxo de veículos nas ruas e avenidas

image

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) vai elaborar um estudo de viabilidade para a desconcentração do horário de pico na Capital. A ordem partiu do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) como parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Ele avalia que a medida deve gerar impactos positivos na rotina dos milhares de condutores que trafegam pelas ruas e avenidas de Cuiabá.

“Vamos verificar a possibilidade de pulverizar esse período de grande movimentação. Tentamos fazer algo parecido no início da gestão, mas não foi possível. Acreditamos que chegou a hora de fazermos do limão uma limonada. Cuiabá fica uma loucura das 6h30 às 8h e depois se acalma. Essa loucura volta na hora do almoço e se torna maior ainda das 17h30 às 19h30″, comenta Pinheiro.

A ideia inicial é intercalar o período de funcionamento das atividades econômicas locais, subdividindo, dessa forma, o fluxo de veículos nas ruas e avenidas. Esse planejamento será feito com base em estudos técnicos e nos debates realizados com entidades representativas do setor produtivo de Cuiabá.

Para Pinheiro, se o Município conseguir adotar esse procedimento, Cuiabá passará por uma expressiva melhora e contará com um trânsito mais humanizado. ” Estamos aproveitando esse momento para, gradativamente, tentar fazer essa distribuição. Vamos estudar essa possibilidade, mesmo que tenhamos que estender esse período de funcionamento até 19h, 20h ou 21h”, explica.

Caso a viabilidade da desconcentração do horário de pico seja confirmada, o projeto se junta a outras iniciativas que o Município já colocou em prática visando avanços na mobilidade urbana. Entre essas ações estão, por exemplo, a Faixa Cidadã, que garante ao pedestre maior segurança ao atravessar as vias, a criação dos corredores exclusivos para ônibus nas principais avenidas e a implantação dos semáforos inteligentes.

O conjunto de melhorias engloba ainda as obras estruturantes em execução em importantes pontos. Neste momento, dois novos viadutos são levantados na cidade, sendo um na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres) e outro na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio). Além disso, a Prefeitura já assegurou o recurso de R$ 125 milhões para a criação da Avenida Contorno Leste, com 17,3 quilômetros de pista dupla.

Segundo o Decreto 7886/2020,  o comércio varejista e atacadista deve retomar os trabalhos na próxima segunda-feira (27), seguindo o horário das 10h às 16h. Além disso, os supermercados passam a funcionar das 6h30 às 21h, ampliando o período anterior que era das 6h às 19h. Distribuidoras de bebidas e conveniências podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e sábado, domingos e feriados, das 8h às 13h.

 

 

Fonte: https://www.agoramt.com.br/cuiaba/prefeito-quer-intercalar-funcionamento-do-comercio-para-controlar-transito-em-cuiaba/89235

Comentários estão fechados.

Comentários estão fechados.