Prefeitura anuncia reforma da Rua do Candeeiro no centro histórico de Cuiabá

18

Foto:  Luiz Alves

Ruas de paralelepípedo, a pedra batida, calçadas rebaixadas. Do passado, candeeiros para iluminar o futuro. Na manhã desta quarta-feira (22), o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, esteve no Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá, para dar a ordem de início do serviço de restauração do que foi a primeira rua iluminada da Capital. A obra conta com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

“É um determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que façamos essa obra até o fim da gestão pela sua importância histórica e cultural para a capital. É um espaço que, futuramente receberá projetos culturais e será mais um ponto turístico do nosso Centro Histórico”, comentou o secretário Francisco Vuolo.

A obra é fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.

De acordo com o projeto, o local será restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua será refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada será rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos serão recolocados com iluminação moderna.

“É uma obra de baixa complexidade e temos a previsão de entrega para 90 dias. Nós temos frentes de trabalho distintas e conseguimos manter a distância entre os colaboradores na execução da obra, então a situação atual da pandemia não vai impactar no andamento. E todos vão usar equipamento de proteção individual, seguindo todas as recomendações de saúde”, explicou Junior Juíz, diretor administrativo da Reck Empreendimentos, empresa responsável pela execução da obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.