A saúde mental dos profissionais de vendas em tempos de pandemia

16

O cenário atual se apresenta complexo e cheio de incertezas que envolve não apenas a nossa saúde física, pois, vem junto com uma crise econômica ainda complicada de ser calculada além é claro do desafio do isolamento social.

Sendo assim, é importante darmos um olhar mais próximo de um assunto que ainda é um paradigma dentro da área comercial, a saúde mental. Sendo assim, vamos conhecer alguns dos desafios que ela apresenta neste período.

Por ser uma das áreas mais afetadas pela crise o estresse excessivo é considerado um dos maiores desafios enfrentados pelo departamento comercial e ele pode se apresentar por diversos sintomas como tristeza, falta de concentração, dores de cabeça, irritabilidade, alteração de peso e insônia.

Outro desafio potencializado pelo cenário de incerteza é a ansiedade do que irá acontecer impactada pela diminuição de renda, perda de emprego dificuldade de se adaptar à nova rotina de trabalho home office entre outras. A ansiedade acaba apresentando sintomas físicos e mentais como pensamento acelerado e indesejados, hipervigilância, náuseas, suor, irritabilidade, baixa concentração assim como problemas para dormir.

O estresse e a ansiedade potencializam outra questão emocional que é o medo da morte ou do luto. Por isso, é importante o acompanhamento das prevenções conforme as recomendações e o cuidado com a saúde.

Muito importante também entender que esse cenário de incerteza e de isolamento que estamos passando poderá intensificar quadros que já existiam, como vícios, depressão, compulsões, transtornos de ansiedade, e outros.

Dessa forma, é importante que o gestor perceba e identifique qualquer mudança de comportamento como alteração no humor, relacionamento com os colegas é até na rotina e tarefas diárias para entender que talvez possam ser sintomas de saúde mental que o colaborador possa estar passando neste momento.

Por fim, não menos importante, entender, aceitar e superar o paradigma em relação a saúde mental. Principalmente no momento em que estamos vivendo a saúde mental e tão importante quanto a saúde física.

Lembrando que é importante cuidar da saúde mental da equipe, mas, o líder não pode se esquecer de cuidar da sua própria saúde, pois, só assim ele conseguirá passar por este momento crítico. Boas vendas!

Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.