Deputado defende ações emergenciais para indígenas em MT

Autor de um projeto de lei neste sentido, Drº Eugênio (PSB) teve a proposição aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele aguarda a sanção do governador Mauro Mendes (DEM) para a lei entrar em vigor.

172

O projeto de lei 308/2020 é de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB) e passou pela segunda votação da assembleia legislativa de Mato Grosso na última semana de maio. A proposição que agora aguarda análise do executivo prevê um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus por meio de garantias sociais, bem como medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológicas.
De acordo com a lei, os Povos Indígenas devem ter seus direitos e sua dignidade respeitados, considerando-se sua condição de grupo em situação de vulnerabilidade em emergências como pandemias e epidemias, que exigem isolamento temporário e acesso a recursos hospitalares especializados.
Em justificativa o deputado -fala sobre o crescimento dos casos de coronavírus em todo o país, “…Conforme apresentado, diante do aumento dos casos confirmados no Brasil, é necessário ter políticas públicas específicas para os Povos Indígenas, pois o modo de vida comunitária e a falta de estrutura para atendimento de saúde pode facilitar a rápida disseminação do vírus em seus territórios. Ademais, considerando que os casos graves demandam atendimento hospitalar especializado, faz-se urgente a antecipação das medidas que irão garantir aos indígenas o acesso aos recursos e equipamentos necessários…”.

Deixe uma resposta