UTI´s articuladas por deputado são entregues em Barra do Garças nesta terça-feira (16)

Além de Barra do Garças, outros 10 equipamentos serão entregues nas cidades de Água Boa e Confresa

162

Sid Carneiro/Foto: GcomMT

Um dos maiores vazios no atendimento à saúde municipal em Mato Grosso, o Araguaia finalmente passou a ser visto com certa importância pelo governo Mauro Mendes (DEM), neste período de luta contra pandemia do Covid-19. A avaliação é do presidente da Comissão de Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Drº Eugênio (PSB), ao receber do prefeito de Barra do Garças, Beto Faria (MDB), a informação de que o governo repassou em menos de 24 horas, equipamentos para instalação de 5 leitos de UTI´s no Hospital Muncipal Milton Morbeck.

“Fico muito feliz por essa conquista, que veio de uma luta nossa juntamente ao Governo do Estado de Mato Grosso nesse momento de muita dificuldade que passamos”, disse o deputado que articulou aquisição dos equipamentos ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

“Uma grande conquista para nossa querida cidade de Barra do Garças. Hoje foram entregues ao município os equipamentos necessários para a instalação de mais 05 leitos de UTI no Hospital Milton Morbeck conforme tínhamos prometido”, afirmou Drº Eugênio..

Segundo ele, as ações continuam por mais 10 UTI´s na cidade de Água Boa e Confresa. “Vamos lutar pela instalação urgente de outras UTI´s no combate ao Covid-19 nos municípios de Água Boa e Confresa, mas isso com a máxima urgência”, disse o deputado.

Drº Eugênio afirmou ainda, que as ações no combate ao Covid-19, para a região do Araguaia contam com o apoio do governador. “Tivemos uma conversa neste sentido de atender essa região que sempre foi um dos maiores vazios na saúde e demais setores”, assegurou o parlamentar.

Ele se diz preocupado com a cidade de Confresa onde a prefeitura decretou Lockdown na tentativa de reduzir o aumento do vírus. A cidade chegou a transferir 10 pacientes para outras regiões do país por alta de leitos em UTI´s apesar de algumas ações municipais.

O avanço da Covid-19 aos territórios indígenas, também preocupa Drº Eugênio, que afirmou ter conversado constantemente com o presidente da FUNAI em Mato Grosso, Marcelo Xavier para traçarem estratégias de atendimentos aos indígenas. Recentemente, uma índia recém-nascida, com 45 dias de vida foi a óbito por Covid em Cuiabá, onde foi atendida por falta de um planejamento que ainda não havia sido pensando para os índios.

Ainda nesta segunda-feira (15), em Barra do Garças, pelos menos 20 pacientes índios Xavantes foram internados no Pronto Socorro da cidade com suspeita de Covid-19. “Então é muito preocupante. Estou em contato com o presidente da FUNAI em Mato Grosso para debatermos as ações de atendimento aos indígenas na região do Araguaia”, disse o deputado.

Deixe uma resposta