Parceria entre IFMT e Conselho Municipal de Juventude distribui álcool em gel em Cuiabá

A ação de prevenção e conscientização vai beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica em Cuiabá

45

O Conselho Municipal de Juventude de Cuiabá está realizando a entrega gratuita de mais de 1000 unidades de frascos de álcool em gel para a população jovem da Capital, em especial aqueles que estão situação de maior vulnerabilidade sócio-econômica . Ao todo, são 500litros do produto, fabricado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Cuiabá Bela vista (IFMT) em parceria com a Prefeitura.
De acordo com o presidente do Conjuve, Juarez França, o público jovem é o que mais tem saído de casa nesse período de pandemia de Covid-19, seja para trabalhar, para ir ao supermercado visando preservar a saúde dos pais ou avós. “Os jovens são quem mais têm tido dificuldade de manter o isolamento social, que a gente sabe que é a principal forma de prevenção contra o coronavírus. Então, o objetivo da entrega de álcool em gel para esse público é fazer com que possam manter a higiene pessoal para se proteger. A garrafinha com álcool em gel dá mais praticidade porque pode ser levada na bolsa ou mochila, ou seja, o jovem estará se cuidando mesmo quando tiver que sair de casa”, explica Juarez.

O presidente do Conselho de Juventude da capital afirma que a entrega das unidades do produto de higiene já começou e está ocorrendo de forma gradual ao longo desta semana, sendo entregue às entidades ligadas ao Conjuve. “Eles têm o cadastro das pessoas que fazem parte do seu grupo, por exemplo, o movimento negro, o movimento de mulheres. Então, eles têm mais contato com a comunidade e estão fazendo a logística de entrega”, afirma.

Um dos beneficiados com a ação do Conselho de Juventude foi Romário Augusto Morais, 27, que é ligado ao Coletivo Jovem de Meio Ambiente. Ele avalia de forma positiva a atitude do conselho. “Eu acho fundamental o Conselho de Juventude ter essa postura de caráter preventivo, tendo o cuidado que todos os governantes deveriam ter nesse momento”, afirma.

Higienização: álcool 70% ou sabão são igualmente eficientes
Os vírus possuem uma espécie de capa protetora formada basicamente por gordura. Essa capa pode ser facilmente destruída com a simples higienização das mãos. Desta forma, a higienização com água e sabão é tão eficiente quanto a utilização do álcool 70%. A recomendação de especialistas é que se mantenha a higiene regularmente, para evitar a proliferação do vírus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é indicado na prevenção da doença, porém, é importante saber que ele não deve ser o único meio. A utilização do álcool 70%, de acordo com especialistas, é recomendada principalmente em situações onde o acesso à água e sabão é limitado ou inexistente. Caso a superfície a ser higienizada possui aglomeração demasiada de sujeira, por exemplo, o ideal é que se lave com sabão, uma vez que este garanta a limpeza completa.
O diretor geral do IFMT Cuiabá Bela Vista, parabenizou o protagonismo da juventude nesse momento da pandemia, pela sensibilidade e pela disposição. Deiver ainda ressaltou que acompanhou a criação do COMJUVE.” Nos orgulha ter Juarez França como presidente do Conselho da Juventude, ele que é nosso ex-aluno do IFMT.

O Conjuve

O Conselho Municipal de Juventude de Cuiabá foi criado em janeiro de 2019, por meio da Lei municipal nº 6.351. É um órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo por meio do qual a população jovem é representada e pode fiscalizar a Política Municipal da Juventude. O Conselho possui 20 membros, sendo 10 representantes da sociedade civil e 10 do Poder Público e está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.