Governo cria ações para a valorização dos pequenos e micro comerciantes

210

O Dia do Comerciante, comemorado nesta quinta-feira (16.07), celebra uma das profissões mais antigas do mundo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), por meio da secretaria adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, vem desenvolvendo ações para a valorização destes profissionais.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, o comerciante é de extrema importância para a população. “Uma grande parcela dos empregos gerados é por meio dos negócios deles, então a secretaria está preparada para auxiliar o setor, pensando em estratégias constantemente”.

Segundos Banazeski, em 2019 as pequenas e microempresas foram responsáveis pela geração de 59% dos empregos no Estado. Pensando nos pequenos empreendedores a Sedec criou o Circuito Empreendedor, projeto que faz parte do programa Pensando Grande Para os Pequenos.

“Muitas vezes, o pequeno empreendedor não sabe o que fazer, a quem buscar, como conseguir linhas de créditos, então o programa foi criado principalmente para se levar estas e outras informações, já que o grande comerciante tem mais alternativas”, assegura o secretário.

Atualmente, em virtude da pandemia, a secretaria aderiu ao atendimento online para facilitar o contato com o seu público, desta forma, não é necessário que ele se desloque até o local. Além disto, por meio da Desenvolve – MT, vinculada da Sedec, os microempreendedores individuais e do trade turístico tiveram acessos à linhas de crédito e os prazos para pagamentos de financiamentos foram prorrogados.

Deixe uma resposta