Mato Grosso inicia nesta quinta-feira (23), testagem em massa em prevenção a Covid-19 na Arena Pantanal

146

O Centro de Triagem da Covid-19 começa a atender a população na próxima quinta-feira (23), na Arena Pantanal. Pessoas que apresentam sintomas leves do coronavírus e buscam pelo tratamento precoce da doença podem comparecer ao local inicialmente de segunda a sábado. As senhas serão entregues das 6 horas às 6:45 e os atendimentos iniciam às 7 horas.

Serão entregues 600 senhas por dia. É obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes de profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) orienta que, para o atendimento ser mais rápido, é importante que a pessoa já possua o Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão SUS. Caso ainda não tenha, o mesmo poderá ser feito no local.

Confira as etapas do atendimento:

Passo 1
A primeira etapa é a retirada da senha de acesso. A senha é retirada na Rua Traçaia, entre o Ginásio Aecim Tocantins e a Todimo, no portão de acesso da Arena. Depois de pegar a primeira senha, a pessoa receberá o horário estimado da consulta.

Para acesso ao Centro e atendimento no horário estimado, o cidadão se deslocará até o Portão D, localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, atrás do Ginásio Aecim Tocantins.

Passo 2
Já no horário estimado de atendimento, o paciente passará pelo acolhimento e o cadastro dele será realizado para o atendimento.

Passo 3
Depois de realizado o cadastramento, o paciente segue para a triagem. São 15 guichês onde serão feitas a aferição da pressão arterial e a oximetria (medição da quantidade de oxigênio que o sangue está transportando).

Passo 4
A próxima etapa é fazer o exame de detecção da Covid-19 em um guichê exclusivo para este procedimento. São 15 guichês de testagem e o paciente irá aguardar o resultado, que deverá sair em 15 minutos.

Passo 5
Após a testagem, o paciente será encaminhado para a consulta médica. São 20 consultórios, onde o profissional realizará exames complementares, como ausculta dos pulmões.

Caso ache necessário, o médico poderá prescrever o exame de tomografia – também realizado no local. Se for necessário, o médico ainda prescreverá os medicamentos, que serão distribuídos em uma farmácia do complexo.

Passo 6
Haverá uma senha específica para realização da tomografia e/ou retirada de medicamentos, caso o médico prescreva o exame e/ou os remédios.

Na Farmácia, o paciente poderá obter os medicamentos prescritos pelo profissional, de forma gratuita.

Live do governador e o secretário de Saúde sobre o Centro de Triagem Covid-19
Créditos: Christiano Antonucci – SECOM/MT

Sobre a iniciativa

A iniciativa é uma ação de auxílio à Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. O Centro de Triagem é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado para possibilitar a detecção e o tratamento precoces do coronavírus em adultos, como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Para os casos graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Serviço

A Arena Pantanal está localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n, no bairro Verdão, em Cuiabá.

Deixe uma resposta