Caged anuncia criação de novos empregos em Várzea Grande nos últimos dois meses

273

Foto: Chico Ferreira

O Município de Várzea Grande abriu 85 vagas de emprego com carteira assinada em julho, confirmando uma sequência de dois meses positivos, conforme dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. Esse saldo de julho é resultado de 1.426 admissões registradas no 2º maior município de Mato Grosso contra 1.341 desligamentos. Os novos postos de trabalho criados representam uma variação relativa de 0,20%.

São números bem parecidos aos registrados em março, quando os reflexos da pandemia de Covid-19 ainda não tinham atingido a economia e o mercado de trabalho de forma tão acentuada.  Naquele mês, o saldo foi de 98 novos postos de trabalho criados, diante  de 1.885 contratações e 1.787 demissões.

Em junho, os números também foram positivos em Várzea Grande que registrou 1.708 admissões e 1.245 desligamentos. Isso gerou um saldo de 463 novos empregos, com variação de 1,09% mostrando que aos poucos a economia vem dando sinal de retomada, mesmo com a pandemia da Covid-19, que sinaliza um pequeno recuo ao longo dos últimos dias.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-VG), David Pintor analisa que o resultado positivo no saldo de empregos se deve ao fato da reabertura do comércio.

“Com as empresas em pleno funcionamento, o comércio necessita de trabalhadores. Então as demissões que haviam sido feitas devido a pandemia, se convertem em contratações”, pontua David.

Apesar do cenário favorável, ele pontua que o momento ainda é delicado e demanda atenção e prevenção dos comerciantes, e da população em geral para que o comércio não feche novamente.

David afirma que, “a participação do Poder Público, da Prefeitura de Várzea Grande foi fundamental nos últimos meses para o retorno das atividades no município”.

Ele ressalta que a economia também será movimentada no último quadrimestre do ano, já que todos os meses são marcados com datas promocionais.

“Em setembro temos a Semana do Brasil, com liquidações de até 70% de desconto, em outubro é comemorado o Dia das Crianças, novembro entra o ‘Black Friday’, e dezembro já temos o natal”, disse David.

A análise dos dados do novo Caged sinaliza que a fase mais crítica no mercado formal de empregos em Várzea Grande foi registrada nos meses de abril e maio, período em os desligamentos superaram as contratações. Em abril, foram 785 admissões diante de demissões 1.440 fazendo o Município amargar um saldo negativo de 655 postos de trabalho perdidos. Maio registrou 1.301 novas contratações, número inferior aos 1.307 desligamentos, resultando em 6 postos de trabalho que deixaram de existir.

Nesses dois meses de números negativos, somente atividades consideradas essenciais estavam autorizadas a manter as portas abertas mediante adoção de uma série de medidas de biossegurança e distanciamento social. Esses cuidados que continuam sendo adotados agora que os demais estabelecimentos foram autorizados a retomar o funcionamento.

No acumulado do primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia, Várzea Grande contabiliza 146 novos postos de trabalho. Durante esse período de seis meses foram 11.445 contratações e 11.299 desligamentos.

Segundo Pintor, a entidade está acompanhando medidas que visam contribuir com o crescimento da cidade, e alavancar os índices de arrecadação e empregos, entre eles está a implantação estacionamento rotativo no centro de Várzea Grande, a aprovação do Plano Diretor que estabelece diretrizes de desenvolvimento para os próximos 10 anos.

Deixe uma resposta