Poconé intensifica ações para enfrentar o coronavírus e aumenta casos de pacientes recuperados

123

Com mais de 80% de pacientes curados, Poconé vem controlando a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) no município. O plano de ação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Prefeitura Municipal, reforça as medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio na região.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Poconé registra 660 casos de pacientes confirmados, sendo 558 curados, 05 internados, 299 descartados, 41 suspeitos, 72 pacientes monitorados e 24 óbitos (ressaltando que todos os óbitos serão notificados pelo município onde está o endereço no Cartão Nacional do SUS).

O Município, por meio do prefeito Tatá Amaral (DEM), não tem medido esforços para combater a erradicação do vírus. Além de Decretos Municipais, a prefeitura tomou uma série de medidas emergenciais para zelar pela saúde de todos e reduzir de forma rápida e drástica os casos confirmados pelo Covid – 19 no município.

De acordo com a secretária de Saúde, Ilma Regina de Figueiredo, as ações desenvolvidas são inúmeras. Todos os nove PSFs do município, sendo seis urbanos e três na região rural, recebem e tratam os pacientes com sintomas, onde são realizados os testes rápidos. Foram adquiridos pela prefeitura novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os servidores da saúde, locação de carro para ação de monitoramento de casos confirmados e contratação de funcionários para atendimento ao aumento de demanda nos setores da saúde.

Além disso, as unidades de saúdes contam com 4 respiradores, sendo 2 no Hospital Geral de Poconé e 2 no Pronto- Atendimento. O município conta também com uma ambulância para suporte e transferência para pacientes da cidade e os ribeirinhos.

“O Município já adquiriu os medicamentos específicos para os pacientes para iniciar o tratamento precoce e também em fase de construção, temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que em breve estará na ativa atendendo toda a população”, disse.

A secretária de Saúde explica que o paciente infectado em estágio inicial é tratado no município, no Hospital Geral, já os casos graves entram na Central de Regulação onde é solicitada a transferência emergencial para Cuiabá.

“A pessoa que sentir os sintomas deve procurar uma Unidade Básica de Saúde onde o médico inicia o atendimento, caso der positivo para o coronavirus, o paciente é transferido para o Pronto-Atendimento e no Laboratório Municipal onde se inicia o tratamento. O kit covid é entregue ao paciente na nossa Farmácia Municipal’, afirmou.

Apesar do último Decreto Municipal ser mais flexível à prevenção, seguindo os dados epidemiológicos, a secretária faz um apelo à população.

“Tivemos um relaxamento, mas o Covid não acabou. Hoje temos que aprender a conviver com esse vírus, porque ninguém pode ficar em casa com as portas fechadas, todo mundo precisa trabalhar ter sua fonte de renda.  Pedimos a população poconeana que siga as determinações, usando as máscaras, passando álcool em gel, respeitando o distanciamento de pessoas e evitando aglomerações, frisou.

O último Decreto Municipal de Poconé, de 28 de agosto de 2020, permite realização de eventos sociais com no máximo 100 (cem) pessoas por evento, respeitando de 50% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas.

Também está em vigor o Decreto que determina toque de recolher a partir das 22h e a liberação do funcionamento do comércio, sempre reforçando os cuidados necessários, sendo obrigatório o uso das máscaras, do álcool em gel e respeitando o distanciamento das pessoas.

Deixe uma resposta