MT Hemocentro promove evento online para incentivar doação de medula óssea

100

Foto:  Marcos Vergueiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do MT Hemocentro, realiza nesta sexta-feira (18.09), das 9h às 19h, a 1ª Jornada sobre Doação de Medula Óssea. O evento será virtual e transmitido ao vivo por meio do canal no Youtube da Educação Permanente.

A atividade faz alusão ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea, celebrado no terceiro sábado de setembro, ou seja, dia 19, este ano. “A doação de medula é importante para ajudar pacientes que tem leucemia, aplasia de medula, alguns tipos de câncer, de linfoma e de anemia, e ocorre por compatibilidade genética. A compatibilidade familiar é de 25 a 30% (máximo) e a busca, pelo Redome Brasileiro, é de 1 em 100 mil e, no internacional, de 1 em 1 milhão”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella.

Com o lema “Doe Medula Óssea: Floresça Vidas”, a programação conta com esclarecimentos sobre os mitos e verdades que cercam o assunto, depoimentos de pacientes e familiares além da apresentação de um especialista em Medula Óssea na Doença Falciforme e médico do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), doutor Luiz Guilherme Darrigo Junior.

Deixe uma resposta