Candidata a vereadora alerta para preconceito no âmbito partidário

73

Em sua primeira candidatura à vereadora por Cuiabá, Mírian Paes de Barros (Republicanos), percebe que ainda existe um forte preconceito no âmbito de todos os partidos políticos, em relação às candidaturas femininas. Ela reconhece que houve aumento das candidaturas femininas aos cargos eletivos para a disputa eleitoral em 15 de novembro deste ano e ressalta a desigualdade no tratamento que as mulheres recebem em relação aos candidatos masculinos, desde a distribuição do material de campanha aos recursos financeiros, que no caso do Republicano, têm disso enviados pela Executiva Nacional em Brasília.

“Falo com todas as amigas candidatas e o tratamento é sempre de forma preconceituosa em relação aos homens candidatos. A atenção dada pelos partidos é lenta e o material que precisamos para trabalhar é reduzido, muito limitado”, disse Mírian.

Além disso, ela sente o desconforto do preconceito racial por ser negra, dona do lar e sem recursos financeiros para disputar uma eleição municipal. No entanto, Mírian Paes sustenta que, apesar das dificuldades é preciso quebrar a barreira do preconceito e lutar pela igualdade social. “Por eles, vamos ficar em casa limpando chão, cuidando somente da casa. Diante de Deus, não existe diferenças raciais ou de gêneros, somos todos iguais com as mesmas condições”, comparou.

Para as eleições para vereadores municipais de 2020, cresceu o número de mulheres candidatas a prefeitas e vereadora em Mato Grosso. Mirian observou que isso se deve aos escândalos nas eleições de 2016, envolvendo os nomes de mulheres que não foram candidatas, mas estavam na cota dos 30% para o preenchimento de candidaturas femininas nos partidos.

Propostas – Moradora do bairro Campo Verde da Esperança, em Cuiabá, Mirian Paes de Barros defende, em suas propostas, mecanismos de prevenção à gravidez na adolescência. “A cada dia cresce o número de crianças dando a luz a outras crianças. Temos que acabar com isso”, alertou.

A candidata incluiu em seus projetos, medidas eficazes e rígidas no combate à violência contra as mulheres e a criação de um restaurante popular no bairro Pedra 90.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.