Pantanal ainda vai sofrer com a seca e risco de incêndios até o final do ano

13

Foto: Lalo de Almeida

Níveis dos rios no bioma pantaneiro só deverão voltar ao normal no fim do ano. A CPRM que é uma empresa pública com atribuições do Serviço Geológico do Brasil, monitora, entre outros dados, os níveis dos rios brasileiros. Segundo o último boletim do serviço, divulgado pela empresa ontem (22), os níveis do Rio Paraguai, que é responsável pela inundação do Pantanal, ficaram estáveis depois de quedas que duraram até a semana passada.

Apesar de alertas de chuvas intensas para boa parte do Pantanal e uma parte da Amazônia feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os biomas devem levar tempo para se recuperar da seca histórica pela qual passam, alertam especialistas ouvidos pelo G1.

O bioma pantaneiro é a maior planície inundada do mundo – quando chove, os rios costumam inundar a região. Mas, neste ano, o Pantanal vive uma seca histórica: a maior seca desde 1973, o que contribui para alastrar incêndios. O mês passado foi o pior na história em número de focos – e o bioma tem o maior acumulado anual já registrado desde 1998.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.