Licenciamentos de veículos placas final 4 e 5 vencem neste sábado (31)

21

Termina neste sábado, 31 de outubro, o prazo para os proprietários de veículos com placas final 4 e 5 efetuarem o pagamento do Licenciamento Anual. Para licenciar o veículo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige o pagamento de todos os débitos como IPVA, Seguro DPVAT, a própria taxa de Licenciamento, além de possíveis multas. Após os pagamentos, o proprietário do veículo deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) para ter acesso a nova versão do licenciamento.

No campo “Consulte Seu Veículo”, deve digitar os dados do veículo como a placa e o Renavam. Em seguida, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital”. 

Ao clicar, o modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora.

Segunda via

Com o documento impresso em papel A4 não será mais necessário pedir a segunda via do Licenciamento. Caso o proprietário do veículo tenha sofrido extravio, furto ou roubo do documento, basta imprimir a segunda via em qualquer lugar em que tenha acesso à internet e impressora, sem custos adicionais.

A impressão do novo modelo do documento é de caráter definitivo, não sendo mais emitido o documento em papel moeda. 

O diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, explica que os proprietários de veículos podem ficar tranquilos quanto a nova versão do licenciamento. “Ele possui o mesmo valor jurídico do antigo documento impresso em papel moeda, com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”, falou.

Além da versão impressa, para maior comodidade e praticidade, os proprietários de veículos que já estão licenciados também podem obter a versão eletrônica do documento pelo celular.

Como obter

É só baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na versão digital através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. 

Depois, deve fazer o cadastro no aplicativo. Na sequência, o usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para confirmação.

Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais. Após o cadastro para validar o CRLV digital, deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV Digital no dispositivo móvel.

O CRLV Digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que já tenham instalado o aplicativo no celular. Quem recebe o CRLV Digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito durante abordagens.

Para acessar as informações, o aplicativo exigirá do usuário uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. O CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem internet.

Calendário prorrogado

Em razão dos reflexos financeiros causados pela propagação do novo coronavírus no Estado, o prazo do calendário de vencimento do Licenciamento Anual do veículo foi prorrogado pelo Detran-MT acompanhando o novo prazo de vencimento do IPVA, publicado por meio do decreto estadual nº 506 de 02 de junho de 2020.

Com a medida, o vencimento do IPVA, bem como o Licenciamento, foi prorrogado para o último trimestre deste ano (outubro, novembro e dezembro). 

Além dos veículos com placas final 4 e 5, também foram estendidos os prazos para pagamento do Licenciamento dos veículos com placas final 6 e 7, que terão até o dia 30 de novembro para quitar o licenciamento; e os veículos com placas finais 8, 9 e 0, que o pagamento poderá ser feito até o dia 31 de dezembro.

Com isso, o Detran-MT reforça que os veículos com os respectivos finais de placas poderão circular com o documento de licenciamento de 2019 até as datas de vencimento de cada placa relacionada acima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.