TRE admite falhas e atrasa divulgação dos votos em MT

102

Em Mato Grosso, houve o registro de um atraso na divulgação dos votos das eleições para prefeitos e para senador da república. O atraso na divulgação já passa de uma hora e meia.

A previsão era que a apuração fosse acompanhada ao vivo, com início às 17h. No entanto, a contagem de votos estaria ocorrendo normalmente, porém até o fechamento desta matéria não houve o registro da divulgação dos dados.

A informação do atraso na divulgação dos votos (a apuração continua sendo feita normalmente) foi confirmada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcisio Vieira Carvalho Neto, conforme a informação divulgada ao vivo para tv pública TVAL, da Assembleia Legislativa (ALMT).

Um representante da área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT),  secretário de tecnologia da informação Luiz César Darienzo, falou ao vivo na TV Assembleia e explicou o porquê do atraso inédito em Mato Grosso.

Segundo o secretário do TRE, o que houve foi uma mudança no modelo da totalização dos votos. Em anos anteriores a totalização era centralizada nos Estados. Em 2020, houve uma centralização da totalização no TSE.

Na prática, Mato Grosso envia os dados para Brasília, assim como os demais estados, e depois os dados são divulgados. O atraso teria relação com o fuso horário com estados como Mato Grosso, que tem uma hora a menos em relação ao horário oficial do Brasil.

Deixe uma resposta