Universidade cria protocolo de segurança para retomar as aulas

21

A lll Edição da Maratona Integração Ensino e Serviço do curso de Enfermagem do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande abordou o tema “Escola Segura” e contou com a parceria da Escola Presbiteriana de Cuiabá – EPC, propondo soluções para a retomada das aulas de forma segura.

O principal objetivo da Maratona é aproximar o aluno da realidade do mercado de trabalho através de ensino-serviço de forma criativa, inovadora e por diferentes perspectivas. Separados em equipes, por 30 dias os alunos fizeram um processo de imersão no cenário a ser trabalho.

A coordenadora do curso de Enfermagem, prof.ª M.ª Aline Aparecida Bianchi, explica que esta edição contou com a participação de seis equipes e seus mentores, chegando à final três equipes.

“Usando a metodologia de Design Thinking,  faz com que o aluno compreenda a necessidade, a partir daí ele problematize, teorize e busque aprofundamento teórico-científico para que ele consiga resolver o problema da sociedade”, disse.

Esta edição teve o intuito de trabalhar com o cenário atual, que é a pandemia da Covid-19. “Trazendo essa aproximação para dentro da enfermagem, todos os processos de biossegurança, construção de protocolo, organização de fluxo acadêmico e da escola para que o aluno tenha visão de gestão e que a escola tenha segurança no processo de implantação de retomada das atividades escolares”, explicou.

A equipe vencedora, “Guardiã da Saúde”, apresentou o produto mais completo para a realidade da Escola Presbiteriana de Cuiabá.

“Criamos um manual conforme todos os temas estabelecidos dentro da disciplina que verificaria a infraestrutura e a segurança da escola em prol de amenizar a transmissão da Covid-19. Fizemos vários protocolos, sendo procedimentos operacionais padrões, fluxograma de entrada e saída, fluxo de recreio, higienização de sapatos e mãos, fizemos um formulário para avaliar o monitoramento de síndromes gripais e acompanhamento da caderneta de vacina”, pontuou a aluna do 8º semestre de Enfermagem, Beatriz Paes de Oliveira.

Para o Gestor Escolar da Presbiteriana Cuiabá, Juseli Nunes da Silva, a parceria com o Univag foi um sucesso. O protocolo criado pelos alunos já está sendo usado na Educação Infantil e tem superado as expectativas.

“Quando pensamos no retorno presencial das aulas a gente precisava de um retorno seguro, internamente já fazíamos algumas ações, mas precisávamos da chancela de uma instituição com prestígio de renome da nossa comunidade. Procuramos o Univag para elaborar esse protocolo de retorno ao ambiente escolar de forma presencial e hoje comemoramos um resultado muito rápido que a gente conseguiu”, disse.

A premiação da equipe vencedora foi realizada na última semana, no Auditório 5 do Univag.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.