1º Simpósio Estadual de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS será online

33

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realiza no próximo dia 9 de dezembro, das 9h às 17h, o 1º Simpósio Estadual Virtual de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS. A proposta é debater o tema entre os profissionais da saúde com foco no atendimento e tratamento de qualidade aos pacientes.

Devido à pandemia pela Covid-19, o evento será online e transmitido por meio do canal no Youtube da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT). Além do Simpósio, estarão disponíveis durante a atividade outros materiais e curso sobre o tema.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a prevenção ainda é a melhor conduta para evitar a infecção. “Por uma prevenção efetiva, o Governo do Estado, bem como os 141 municípios, por meio do Sistema Único de Saúde [SUS], trabalham na oferta de testagem e insumos, como preservativo, à toda população, além do disponibilizar tratamento e acompanhamento adequado através dos Serviços de Assistência Especializa [SAE]”, ressalta a gestora, que também reforça a importância da participação dos profissionais da Atenção Primária e Secundária à Saúde ao evento.

Programação

No dia 09.12 (quarta-feira), o simpósio inicia às 9h com abertura oficial do evento. Em seguida, a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Marcia Aurélia Veloso, irá apresentar o cenário epidemiológico do HIV/Aids em Mato Grosso.

O segundo tema da manhã ficará à cargo do médico especialista em Saúde Pública, o coordenador do Programa Estadual de IST/Aids de Sergipe, José Almir Santana. Ele irá discursar sobre “Prevenção Combinada: novas formas de evitar o HIV e outras ISTs ”.

A manhã termina às 10h15 com uma palestra para debater o acolhimento da pessoa exposta ao HIV/Aids no SAE de Cuiabá. A mestre em Promoção da Saúde e coordenadora do SAE da Região Norte da capital, a enfermeira Liney Araújo, ministrará o tema.

Após o horário do almoço, às 14h, o médico especialista de Sergipe, José Almir Santana, volto ao simpósio, desta vez para falar sobre a importância da testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica. O encontro virtual encerra com a palestra do médico infectologista e assessor do Ministério da Saúde, Lino Neves de Silveira, que irá discorrer sobre a testagem rápida na Atenção Primária

Cenário mato-grossense 

Em Mato Grosso, o Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais estima que somente em 2019 cerca de 943 indivíduos se infectaram com o HIV e um total de 524 pessoas foram diagnosticadas com Aids. Os dados ainda apontam que neste mesmo período cerca de 484 jovens entre 15 e 29 anos foram diagnósticos com HIV.

O levantamento mostra que de janeiro a outubro de 2020 houve registro de 650 diagnósticos de HIV/Aids no Estado de Mato Grosso. Deste total, 232 casos estão entre os jovens de 20 a 29 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Nos 10 primeiros meses do ano foram diagnosticados 126 casos de infecção por HIV entre gestantes.

Serviço

O  1º Simpósio Estadual Virtual de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS ocorrerá no dia 09.12 (quarta-feira), das 09h às 17h, no canal no Youtube da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.