Sinop teme o descontrole dos casos de covid-19

102

Foto Luan Cordeiro

A prefeita Rosana Martinelli (PL), presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Klayton Gonçalves e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Antônio Alves publicaram vídeo alertando sobre a possível 2ª onda de infecção da Covid-19, considerando o aumento dos números de casos em diversas cidades do país, além de reforçar a necessidade das medidas de prevenção continuarem sendo adotadas.

“Estamos numa conversa muito importante que é para preservar vidas, novamente vamos voltar ao assunto do Covid. Fomos referência no Brasil inteiro no combate, como administramos essa pandemia, deixando apenas 4 dias o comércio fechado. Com coragem, determinação, e ajuda dos empresários, entidades, conseguimos controlar o avanço, sem prejudicar o comércio e é assim que queremos continuar. A saúde sempre tem que estar conciliada com a economia, que é o pilar do desenvolvimento”, destacou Martinelli.

Ainda de acordo com a gestora, o executivo já recebeu, inclusive, alerta do Ministério Público sobre o possível aumento. “Os casos, como vocês tem acompanhado a nível nacional principalmente no Sul, São Paulo, tem aumentado muito e nós não queremos que esses números alterem significativamente em nossa cidade, por isso hoje estamos conversando, pedindo a colaboração de vocês empresários, trabalhadores, para que todos nós tenhamos cuidados nas medidas preventivas. Nosso decreto está em vigor na obrigatoriedade do uso de máscara, do álcool em gel, isso é cuidado pessoal que todos nós devemos ter, evitar aglomeração. Não queremos de volta números expressivos”, salientou.

Já o presidente da ACES, destacou que a entidade continuará orientando o comércio e realizando ações necessárias. “Vamos continuar orientando e pedindo que você empresário, que deu esse exemplo e fez esse trabalho maravilhoso o ano inteiro e dessa maneira conseguimos conter a Covid, que continue fazendo. A ACES e CDL estarão doando máscaras para continuar a fazer uso nos seus estabelecimentos. Sabemos que existe nesse final de ano um aumento grande no fluxo do comércio. A flexibilização solicitada pelas entidades vem de encontro a isso, porque com o espaçamento maior de tempo, diminuímos o fluxo de pessoas, então precisamos estar contendo nesse cenário”, pontuou.

Marcos Antônio, presidente da CDL, também garantiu que a entidade seguirá com as ações. “Essa semana com o pedido do nosso promotor já tomamos algumas medidas de estar fazendo novas campanhas, panfletagens, usando nossos canais de mídias sociais. Pedimos encarecidamente a todos os empresários que continuem, para que sejamos exemplo a nível de Brasil, que sigam sendo esses guerreiros, mas com muita responsabilidade, que tenham cuidado com seus colaboradores, clientes e com eles mesmos”.

Por fim, Martinelli completou reforçando o alerta. “É um alerta e um pedido que todos nós estamos fazendo para vocês, se cuidem, é um cuidado pessoal. Pedimos aos empresários que não deixe entrar em seus estabelecimentos sem máscaras, continue utilizando álcool em gel. Vamos continuar juntos. Nós estamos monitorando os casos, o posto do Primaveras atendendo, fazendo os testes, estamos vigilantes e controlando. Caso aumente vamos estar divulgando. Ainda não saímos da pandemia”, concluiu.

Conforme Só Notícias já informou, a taxa de ocupação das UTIs Covid no Hospital Regional de Sinop teve aumento de 31,58 para 36,84%. São 19 pactuados leitos e 12 estão disponíveis para receber pacientes. A prefeitura informou, no boletim de ontem à noite, que um morador de Sinop está na UTI do regional e outro em UTI particular. Há 6 moradores de cidades vizinhas que estão em unidades de tratamento intensivo no hospital regional. Sinop tem 137 mortes desde o início da pandemia e, atualmente, 79 pessoas estão em isolamento.

Ontem, Martinelli afirmou que a festa de final de ano será cancelada, por conta da possível segunda onda de Covid. Com isso, evitará os riscos de contágio da doença. Ela adiantou que uma reunião será realizada para oficializar a decisão. Já a tradicional queima de fogos no estádio Gigante do Norte ainda deve ser discutida.

Deixe uma resposta