PM inicia a operação de final de ano com mais de 1.500 policiais militares nas ruas de Cuiabá

99

A Polícia Militar lança a Operação Final de Ano, nesta sexta-feira (18), às 14h, na Praça Alencastro em Cuiabá. Até o dia 02 de janeiro de 2021, serão empregados 1.500 policiais e 660 viaturas nas ruas nos 141 municípios, especialmente nas áreas comerciais. A informação é do comandante geral da PMMT, Coronel Assis.

A ação segue planejamento operacional do Comando Geral da PMMT e será executada com emprego de policiais dos 15 Comandos Regionais e do Comando Especializado (Batalhões Bope, Rotam, Ambiental, Cavalaria e Trânsito).

O reforço inclui no policiamento ostensivo das ruas, policiais que estão em funções administrativas nos quartéis. Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, esse número é estimado em 200 policiais.

Além do policiamento ostensivo de prevenção, com rondas e viaturas policiais parados em locais estratégicos, a ‘Operação Final de Ano’ prevê a adoção de ações estratégicas como bloqueio de vias para abordagem, revista e checagem de documentação de pessoas e veículos.

Também será feita a chamada “asfixia”, o que significa levar o maior número de possível de policiais para uma determinada área (bairro, avenida, praça) intensificando as abordagens, revistas e checagem.

A análise criminal, um serviço permanece da Polícia Militar que consiste em estudar os índices criminais(local, crimes que ocorrem, frequência, horário), aponta os locais com necessidade dessa modalidade de atuação policial.

Deixe uma resposta