Presídios de Mato Grosso terão 154 novos servidores que foram nomeados nesta segunda-feira (1) para diversos cargos

9

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) e de Segurança Pública (Sesp-MT), publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (1) a lista de nomeados para os cargos de agente de segurança socioeducativo e assistente do sistema socioeducativo para a carreira do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso.

Ao todo, 154 novos servidores tomarão posse, sendo 150 como agentes de segurança socioeducativo e quatro como assistentes do sistema socioeducativo. Os selecionados foram aprovados no concurso público que consta no edital 001/2018 da antiga Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

O prazo legal para posse no cargo é de 30 dias, a contar da data da nomeação e de 15 dias a partir da posse, para entrar em efetivo exercício.

De acordo com a Gerência de Recrutamento e Seleção da Seplag, em decorrência do início do curso de formação coincidir com o início do efetivo exercício, o período para posse será de 17 a 02/03/2021.

Reforço no socioeducativo

A convocação reforçará o Sistema Socioeducativo, especialmente nas unidades do interior. Conforme destacou a secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, a nomeação acontece em virtude de um déficit histórico no quadro de servidores, que não recebia novas nomeações há algum tempo, realidade que mudou na atual gestão.

“Este governo, ao entender a realidade, tem adotado medidas para melhorar com eficiência a gestão dos espaços que atendem aos adolescentes autores de atos infracionais”, disse.

Além das nomeações, o Governo de Mato Grosso também está investindo na construção de um novo Centro de Atendimento Socioeducativo em Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá). O investimento é de R$ 9,2 milhões, que proporcionará mais 60 vagas para atendimento de jovens autores de atos infracionais. A unidade contará com 73 novos agentes de segurança, além do efetivo existente.

Já em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), a unidade socioeducativa está sendo reformada, ampliando a capacidade de 12 para 20 vagas. As obras são fruto de uma parceria com a sociedade civil organizada e o Poder Judiciário.

“Nossa grande missão é atender a população e prestar serviços públicos de qualidade. Por isso, ao longo desses últimos dois anos, foram tomadas medidas indispensáveis para a retomada do equilíbrio econômico do Estado e também para as centenas de obras e ações que estão sendo tocadas no Executivo. Ações que nos ajudam a melhorar Mato Grosso”, salientou o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

Agendamento para a posse

O agendamento para posse será obrigatório através do número de telefone do Disque Servidor: 0800-647-3633.

As instruções quanto à relação de documentos e exames necessários para a posse podem ser conferidas na Instrução Normativa n° 003/2013, clique aqui.

Após a realização de todos os exames constantes na Instrução Normativa nº 003/2013, os candidatos deverão se apresentar à Perícia Médica do Estado, também agendada através do Disque Servidor, para a emissão do Certificado de Sanidade e Capacidade Física.

Segundo a Seplag, o agendamento para a apresentação dos exames deverá ser marcado com antecedência e, preferencialmente, em dias diferenciados da posse, tendo em vista a grande demanda que será gerada e em razão das medidas de prevenção contra o coronavírus.

Outras informações sobre a posse, exames médicos e agendamento da perícia médica também são fornecidas pelo Disque Servidor. Além disso, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.