Monumento Marco Zero preserva a história da colonização de Cuiabá há mais de 300 anos

108

O Monumento Marco Zero, localizado na Comunidade São Gonçalo Beira Rio,  recebeu ação de concretagem. A estrutura de 17 metros relembra a chegada dos primeiros bandeirantes a Cuiabá. Após a conclusão do Marco pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer a área será revitalizada pela Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana.

A secretária Carlina Jacob tem percorrido obras e equipamentos culturais e esportivos para fiscalizar andamento das ações e agilizar entregas. Em visita ao Monumento do Marco Zero, Carlina ressaltou a importância da preservação da memória local e seu uso para o fomento do Turismo e da Cultura regional como geradores de emprego e renda.

Três batelões, como são chamadas embarcações esguias que percorriam as águas do Rio Cuiabá há 300 anos. Uma estrutura de 17 metros fincada as margens do rio na Comunidade São Gonçalo. Este é o Monumento do Marco Zero, símbolo do princípio de uma cultura local que perdura, que resiste ao tempo e que é passada de geração em geração pelos moradores da região.

“Esta é uma obra muito significativa, não só para São Gonçalo, mas para Cuiabá, para Mato Grosso. Aqui se deu início a história da nossa capital, é importante destacar esse princípio de uma história que já completou seus 300 anos, isso é parte da nossa gente, é identidade e tem que ser celebrado. Revitalizar este espaço, construir esta simbologia vai fomentar ainda mais as atividades econômicas de São Gonçalo, dar destaque aos artistas e artesãos locais, é valorização da nossa cultura, dos nossos artistas gerando emprego e renda”, pontuou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Para o presidente da Associação de Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio, seu Dalmi Lucio de Almeida, morador da comunidade há 60 anos, a obra é aguardada com ansiedade e vai marcar para a posteridade a história da Comunidade.

Com a realização da concretagem da estrutura, a obra avança para a finalização do Monumento com a confecção dos bicos das três embarcações. Após o término da estrutura, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana fará a revitalização do entorno, onde será instalada uma praça com mirante para o Rio Cuiabá.

Deixe uma resposta