“O cuiabano precisa se desprender das amarras criadas por políticos e exercer seu poder de cidadão”

179

Durante a campanha eleitoral muitos políticos prometem o início ou conclusão das carências dos bairros: posto de saúde, área de lazer e principalmente das obras relacionadas com a infraestrutura. O Asfalto é o campeão de promessas, pois não tem como esquecer um problema latente durante o verão e sua piora no período chuvoso. A poeira e as poças d’água incomodam desde crianças, trabalhadores até idosos que não tem conforto para se locomover.

Em suas visitas, o vereador T. Coronel Paccola deixa claro as aptidões de um vereador: legislar, fiscalizar e sugerir projetos de lei. “Quem pode responder e executar as demandas do bairro é o Secretário de cada área específica. O que tem acontecido todos estes anos são informações privilegiadas de candidatos e vereadores que utilizam destas, para afirmar que a obra será realizada por ele, uma vez que o contrato, o empenho ou o pagamento já foram concluídos, desta forma é questão de tempo o início ou a conclusão da demanda”, esclarece Paccola.

Dedicado em executar suas bandeiras de Educação Política e Gestão Estratégica, Paccola tem contribuído para elevar o nível de conhecimento dos munícipes. “Tenho obrigação de vir e ouvir as demandas e ajudar a população a organizar os níveis de prioridades das necessidades. Ao tentar “lutar” por tudo que os moradores desejam, por vezes não se avança na conquista. Mas com um planejamento claro e ações direcionadas, os resultados são mais eficazes. É o caminho da sequência de feitos, entre acertos e fracassos, sem perder o entusiasmo que garantem o sucesso das conquistas coletivas, diz.

Paccola afirma que o vereador é apenas um ponto de apoio, não a solução dos problemas e que os moradores precisam mudar o processo e aprender como consultar os contratos para que não voltem a ser ‘enganados’, muito menos deixarem ser “escravizados politicamente”, sendo levados a criar uma relação de dependência desnecessária. “Os que agem com politicagem só pensam nos votos, e por vezes, a não execução de todos os serviços, e por outras, a execução a conta-gotas, é o que lhes garantem a manutenção do chamado “Curral Eleitoral”. A população precisa aprender a se organizar como um Exército Irregular, agindo com ações sincronizadas e não convencionais para que não continuem a serem enganadas, eliminando do cenário político essas lideranças nocivas, que por sua vez, só respeitam e consideram aquilo que temem, na devida proporção de medo vs. respeito.

Deixe uma resposta