R$ 400 milhões em multas por infrações ambientais em 2021

87

A fiscalização do Estado contra o desmatamento ilegal e incêndios florestais já aplicou mais de R$ 400 milhões em multas ambientais nos primeiros quatro meses de 2021. Durante a operação Amazônia também foram apreendidas 174 máquinas, entre tratores e caminhões, que estavam sendo usados em crimes ambientais.

Foram embargados 73 mil hectares no período. Após o embargo, o proprietário fica proibido de desenvolver qualquer atividade agropecuária sem licença ambiental até a regularização junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A apreensão e remoção de maquinários e equipamentos utilizados no crime impedem a continuidade do dano ambiental, e descapitalizam infratores. Foram apreendidos durante a operação tratores pneu (58), tratores esteira (34), equipamentos ou acessórios (28), caminhões (82), motosserra (33) e armas (17). Ao todo, foram conduzidas 18 pessoas à delegacia.

A operação Amazônia é coordenada pela Sema-MT, em parceria com as forças policiais por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Ministérios Públicos Estadual (MPMT) e Federal (MPF).

Deixe uma resposta