INSS alerta beneficiários para golpe através de ligações telefônicas

66
Com o retorno do bloqueio de pagamento por falta de prova de vida aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados e pensionistas precisam ficar alertas para as tentativas de golpe em nome do órgão.
O INSS explica que se trata de golpe através de ligações telefônicas para que aposentados façam a prova de vida online, o que eles ressaltam por conta da pandemia do coronavírus. No telefonema, os criminosos se passam por funcionários do órgão e falam dados pessoais e enviam uma mensagem, por WhatsApp, para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.
O golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.
Dessa forma, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Fornecer dados a golpistas é perigoso, uma vez que eles podem usar as informações pessoais para cometer outros atos ilícitos, como empréstimos consignados não autorizados pelo segurado”, afirma o órgão, em nota.
O INSS afirma que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida, nem solicita fornecimento de documentos fora de seus canais oficiais.

Deixe uma resposta