Prefeita de Jaciara inicia nesta terça-feira (1), a vacinação de pessoas entre 18 e 59 anos sem comorbidades

160

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), anunciou nesta segunda-feira (31) que pessoas entre 18 e 59 anos sem comorbidades abrirão o novo calendário de vacinação da cidade a partir desta terça-feira (1). A vacinação será realizada dos mais velhos para os mais jovens.

De acordo com a gestora, o município segue à risca o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra à covid-19 (PNO) e se organiza neste momento para vacinar a população em geral.

“É uma mistura de sentimentos, porque temos ainda grande preocupação com o contágio, devido a essa nova onda da pandemia, mas ao mesmo tempo felizes por conseguir dar um passo a mais no enfrentamento da covid-19”, observou Andréia Wagner.

As gestantes e puérperas (mulheres pós-parto até 45 dias), também consideradas prioritárias, por recomendação do Ministério da Saúde, estão com a imunização suspensa. Em casos de comorbidades, as vacinas indicadas são Pfizer ou Coronavac.

No município, até o momento, já foram aplicadas 8.662 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 2.763 são relativas à segunda dose. Os dados constam no vacinômetro divulgado no dia 28 de maio pela Secretaria de Saúde de Jaciara.

Na cidade, a Prefeitura investiu na ampliação do Centro de Referência ao Enfrentamento das Síndromes Gripais e a Covid-19, que é formado por uma equipe de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No local é realizada consultas médicas, dispensa de medicações e realização de teste rápido e RPPCR.

Já no Hospital Municipal existe uma estrutura exclusiva de leitos de internação para pacientes acometidos pelo coronavírus, com médicos intensivistas, equipe de enfermagem e fisioterapia respiratória.

A Saúde de Jaciara também intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, que conta com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária. Campanhas de conscientização e até mesmo de apelo tem sido desenvolvidas pelo município, afim de conter a disseminação do vírus que só em Mato Grosso já levou a óbito 10.903 pessoas.

Cronograma de vacinação

O calendário de vacinação será divulgado por faixa etária pelas redes sociais da Prefeitura de Jaciara e também será anunciado pelos veículos de comunicação da cidade (Rádio e TV). “Além disso, a Saúde fará a comunicação por meios dos PSFs e outras unidades de saúde do município”, explicou a secretária da pasta, Mari Rose Oliveira Silva.

Dados epidemiológicos

Conforme o boletim municipal, emitido no dia 30 de maio, Jaciara possui 22 casos ativos da doença, quatro pessoas internadas em leitos clínicos e cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No município, do início da pandemia, em março do ano passado até agora, foram contabilizados 2.947 casos confirmados do vírus e 101 mortes. O número de pessoas contaminadas e recuperadas é de 2.824.

Deixe uma resposta