Deputado pede informações sobre profuncionário

109

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento à
Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante Sessão Ordinária, solicitando informações ao Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, sobre a retomada do Programa de Formação Inicial em
Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público,
o Profuncionário, no Estado.
Segundo Barranco, o programa é o único instrumento de qualificação dos servidores, e atualmente se encontra suspenso por falta de recursos do Governo Federal. E essa estagnação vem prejudicando os profissionais da educação,
técnicos e apoio administrativo.
“Uma iniciativa tão importante para o Estado e para os nossos alunos e alunas não pode ficar parado por tanto tempo assim. Elaboramos esse requerimento para obter informações da Seduc sobre a volta do programa e a qualificação dos nossos profissionais da educação. E com as devidas informações, queremos organizar uma força-tarefa com o objetivo de viabilizar recursos e estrutura para a retomada do projeto”, explicou o parlamentar.
No dia 16 de junho, houve uma reunião entre a Assembleia Legislativa, representada pelo deputado estadual Allan Kardec (PDT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).
Por sua vez, o secretário Alan Porto afirmou que o governo do estado tem todo o interesse em viabilizar a realização ainda este ano. A Assembleia Legislativa se disponibilizou a também auxiliar no levantamento deste recurso. “A necessidade desse requerimento atende à pedidos de muitos professores e professoras que estão nos procurando para saber sobre o programa. Todos nós queremos saber em que pé está para a volta do Profuncionário. Cobramos para saber e repassar para eles e elas todas as informações”, disse Barranco.
Vale lembrar que o programa do governo federal é oferecido em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Executado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Cefapro), o programa objetiva qualificar e melhorar a formação de técnicos que trabalham em várias frentes da educação.

Deixe uma resposta