Terraplanagem da Avenida Contorno Leste é retomada num trecho de 4,5 quilômetros

80

Foto:  Luis Alves

Com mais de uma frente de atuação, a construção da Avenida Contorno Leste, que é a maior via da capital de Mato Grosso, segue avançando conforme o cronograma de trabalho estabelecido para a obra. A nova via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma com duas faixas de rolamento, ciclovia, calçada, canteiro central e iluminação de LED.

Neste momento, as equipes estão concentradas em um trecho de 4,5 quilômetros, no fundo do bairro Altos da  Serra, onde são executados os trabalhos de terraplanagem e construção da rede de drenagem de águas pluviais. O percurso faz parte de uma extensão de mais de 11 quilômetros, situado entre o Rio Coxipó e a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). Esse trajeto está sob responsabilidade da empresa HB20.

“É um sonho que começa se materializar. Sinto uma enorme alegria em ver os maquinários a todo vapor, abrindo o caminho e dando forma ao Contorno Leste. Essa será a maior via da história de Cuiabá e, nesse sentido, o trabalho é realizado por trechos. Gradativamente estamos avançando na construção dessa grande obra de mobilidade urbana e que será, inclusive, uma mola propulsora para nossa economia”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A construção do Contorno Leste engloba ainda a intervenção em um outro trecho de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e o Rio Coxipó, que será feita pela Construtora Nhambiquaras. Além disso, o projeto contempla ainda o levantamento de uma ponte com pista dupla sobre o Rio Coxipó, que será edificada pela empresa Atrativa. Para essas duas etapas, a ordem de serviço também foi assinada.
“A construção do Contorno Leste representa a transformação da mobilidade urbana, transformação de uma região que ainda estava desconectada do desenvolvimento e, principal, a transformação na vida de milhares de cuiabanos. Tenho orgulho de fazer parte desse processo e contribuir para a modernização da nossa Cuiabá”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O PROJETO

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.

Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e uma ponte sobre o Rio Coxipó. Na construção, será investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Deixe uma resposta