HMC retoma cirurgias ortopédicas aos finais de semana durante a pandemia

25

O Hospital Municipal de Cuiabá realizou, no último fim de semana um mutirão de cirurgias ortopédicas, com o objetivo de dar celeridade às demandas dos pacientes que já se encontram internados na unidade. O mutirão de cirurgias ortopédicas continuará nos próximos dois fins de semana com previsão de realização de mais 120 procedimentos (60 a cada final de semana).

Entre sábado (31) e domingo (1º) foram realizadas 55 cirurgias de ortopedia e 7 de urgência, num total de 62 operações, o que superou a expectativa da equipe, que era de realizar 60 procedimentos cirúrgicos. Os procedimentos realizados atenderam correções de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares.

Participaram do mutirão 6 cirurgiões ortopédicos, 6 anestesistas, além do corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalharam em 4 das 6 salas de cirurgias que existem no hospital. Durante as cirurgias foram utilizados três intensificadores cirúrgicos (arcos que realizam raio-x em tempo real), central de material de esterilização com duas autoclaves, suporte do banco de sangue, entre outros.

Também foram iniciadas as cirurgias de prótese de quadril, que estão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas, com dois procedimentos a cada dia, por serem procedimentos de maior complexidade e mais demorados. A previsão é que toda a demanda deste tipo de cirurgia dos pacientes internados no HMC seja atendida em até duas semanas.

 

Deixe uma resposta