Emenda de deputado viabilizou o projeto “Quintais” do Instituto Inca que deve inspirar outros municípios de MT

99

Junior Poyer – Assessoria de Imprensa

“Muito feliz com o resultado obtido pelo Projeto do Instituto Inca”. Assim definiu o deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), se referindo ao resultado do Projeto “Quintal da Cultura Popular Cuiabana”, realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, em Cuiabá.

Com aporte financeiro, através de Emenda Parlamentar, deputado Dilmar destinou R$ 400 mil, para que o Instituto INCA elaborasse o projeto e realizasse, através da confecção de um inventário, os Quintais existentes na capital do estado, valorizando e preservando a identidade, memória e o patrimônio histórico dos Quintais cuiabanos.

Dilmar explicou que a ideia do Instituto INCA foi aproximar a juventude e também inserir a tecnologia, justamente para que os jovens possam se interessar e gerar renda com esse saber. “Acreditei nesse Projeto do Instituto Inca, que é encabeçado pela minha amiga, Cybele Bussiki, sabendo que os Quintais cuiabanos precisam de maior atenção, tanto na preservação da memória, quanto na valorização. Desta forma, a catalogação e identificação, através do trabalho do Instituto INCA, para que esse relatório possa ser concluído, é fundamental para que possamos saber sobre a identidade cultural na capital do estado. A partir disso, o Instituto Inca pode estar desenvolvendo um trabalho, também, para o interior, que possui diversos Quintais espalhados pelos 141 municípios de MT”, disse Dilmar.

Praticamente, seis meses de trabalho, voltado ao projeto “Quintal da Cultura Popular Cuiabana” a iniciativa quer fazer com que a sociedade passe a entender o que é identidade, memória e patrimônio histórico e cultural. “Um Projeto fantástico, que envolveu diversas pessoas e seguimentos aqui em Cuiabá, através deste mapeamento, que será diagnosticado e inventariado pelos profissionais do Instituto INCA, inicialmente, com 10 Quintais, que buscam a preservação da cultura cuiabana, poderemos estender, em parceria com o governo do estado, para todos os 141 municípios de MT, essa catalogação, com registro jornalístico, feito por diversos meios de comunicação e eu não posso deixar de citar a grande parceria com a TV e Rádio Assembleia, o INCA vai produzir um e-book que será fundamental para que mais patrimônios culturais em MT sejam preservados e, culturalmente, possamos desenvolver atividades e politicas públicas para o fortalecimento e memória dos diversos tipos de Quintais que MT possui” finalizou Dilmar.

 

Deixe uma resposta