PRF mantém Operação Independência nas BRs de Mato Grosso

52

Polícia Rodoviária Federal (PRF) mantém a Operação Independência nas rodovias federais de todo Mato Grosso e demais regiões  do país, com foco no reforço do policiamento ostensivo para garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante o  feriadão. As ações ocorrerão até o próximo dia 7 de Setembro.

     Durante o feriado há um aumento significativo de fluxo de veículos nas estradas do país, provocando assim mais casos de violência no trânsito. Nesse período, a PRF fará reforço concentrado de policiamento em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

     Será dada atenção especial às ações de combate a embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade. O uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do uso de telefone celular, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes da PRF.

     As operações terão, ainda, outros pontos focais, como a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional. Em virtude do tamanho e peso maiores dos veículos de carga, os acidentes que envolvem esses veículos geralmente têm maiores proporções e geram maior gravidade das lesões ou a morte dos envolvidos, o que faz com que haja uma maior preocupação com o estado de conservação destes veículos.

     A PRF também intensificará sua atuação no combate ao crime, em especial realizando abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência e a utilização de ferramentas de comunicação, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação. Por isso é importante ficar atento às leis que garantem a segurança no trânsito e evitar que acidentes possam ocorrer.

     A PRF também faz um alerta aos motoristas de veículos pesados. De acordo com a portaria nº 196, de 11 de dezembro de 2020, NÃO haverá restrição de tráfego no período da operação.

Deixe uma resposta