Ferrovia vai interligar o escoamento de produtos de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) para os Portos do Sul

31

O Governo Federal lançou na tarde desta sexta-feira (17) as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), durante evento realizado em Mara Rosa (GO), município que, futuramente, será a conexão entre a Fico e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Com extensão de 383 km, a ferrovia projetada há mais de 10 anos escoará a produção de grãos da região de Água Boa (MT) pela FNS, o que possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto, que será executado pela mineradora Vale, foi estimado em R$ 2,73 bilhões para fins de determinação dos investimentos cruzados em decorrência da prorrogação antecipada do prazo do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada também pela Vale. Além disso, estimam-se 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.

O ato contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e outras autoridades de Goiás e Mato Grosso.

O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa e a ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa (GO), onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte (GO).

Deixe uma resposta