Remessa de novas doses de vacinas devem amenizar covid-19

14

Foto:  Christiano Antonucci

O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 2.420 doses de vacinas contra Covid-19 para a imunização da população indígena de Mato Grosso. Uma remessa chegou às 10h30 da última quinta-feira (6) e outra nesta sexta-feira (7), no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Chegaram 1.250 doses da Astrazeneca e outras 1.170 doses da Pfizer.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, que consiste na conferência da quantidade, catalogação e no encaixotamento para retirada dos municípios.

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, as novas doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais.

A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível com a necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 6.698.797 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Deixe uma resposta