Secretaria de Saúde orienta gestores a desenvolver ações de valorização da paternidade

260

Com o slogan “Seja pai, esteja presente e participe!”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) lança orientações para que os gestores e profissionais das Secretarias Municipais de Saúde dos 141 municípios desenvolvam ações de valorização da paternidade no mês de agosto.

O tema deste ano foi definido pelo Ministério da Saúde como forma de inserir o homem nos serviços da rede pública de saúde por meio da paternidade, com ênfase na importância do pai no nascimento dos filhos. O objetivo é construir a relação de parceria no processo de maternidade e promoção cultural da inclusão do homem – especialmente do pai, no sistema de saúde, que ainda registra mais assiduidade por parte da mãe ou de mulheres.

De acordo com especialistas, a presença do pai no pré-parto, parto e pós-parto é muito importante, na medida em que proporciona vantagens para a saúde do homem, da mulher e da criança. Outro aspecto social importante da presença do homem é o compartilhamento do cuidado com o recém-nascido entre o pai/parceiro e a mãe, que acaba gerando vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família.

Deixe uma resposta