Em Cuiabá alunos da rede municipal de ensino terão aulas pelo canal 17.1 da MaisTV

246

A partir desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Cuiabá estará oferecendo aulas para os alunos da rede pública municipal de ensino via televisão aberta, além das atividades  via internet, por whatsapp e sms. As aulas serão exibidas pela TV Mais (17.1), repetidora da TV Cultura em Cuiabá, pela manhã e à tarde, para alunos do Ensino Fundamental e à noite, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa visa minimizar os efeitos da suspensão das aulas nas escolas públicas municipais da Capital paradas desde o dia 23 de março, em decorrência dos Decretos Municipais que orientam as ações de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a estratégia para que os cerca de 53 mil alunos da rede pública municipal de ensino não sejam prejudicados em razão da necessidade de isolamento domiciliar, previsto para terminar no dia 10 de maio.

Em pronunciamento no último dia 14, nas redes sociais, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou as medidas que vem sendo adotadas pela pasta e disse que “as aulas podem ser suspensas e até paralisadas mas, o ensino não vai parar em Cuiabá. Determinamos algumas medidas para que nesse momento da pandemia o ensino aprendizagem, a educação pública municipal, cuide das nossas crianças e não deixe que elas tenham nenhum prejuízo”.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrou que a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro garante o acesso dos alunos ao conteúdo. “Desde o dia 23 de março, os alunos da rede pública municipal de Ensino estão recebendo conteúdos diferenciados e atividades pedagógicas via whatsapp, sms, e outros canais. Agora estamos ampliando o acesso a esse material para os estudantes. Além das aulas transmitidas pela tv aberta, com a disponibilização dos conteúdos em várias plataformas, estamos disponibilizando 50 pontos de internet das unidades educacionais para que os pais possam baixar os conteudos, e distribuindo kits pedagógicos e de material escolar”, destacou o secretário.

Para informar os alunos e os pais, os professores estão mantendo uma rotina de contato com as turmas via aplicativos de mensagens instantâneas ou outros dispositivos de comunicação a distância, a fim de orientá-los sobre as estratégias que estão sendo adotadas.

Aula pela tv

A alternativa de disponiblizar aulas via tv aberta vinha sendo estudada pelos profissionais da Educação e foi adotada após uma pesquisa feita com pais e alunos, no último mês de março. Na pesquisa foram ouvidos 3.703 pais e alunos da EJA.

De um total de 3.494 pais que responderam ao serem questionados sobre a forma mais eficiente para que seus filhos participassem das atividades, 1.621 responderam pelo whatsapp, 1.089 pela internet via telefone ou computador e 625 pela tv aberta.

Ao serem perguntados sobre o acesso a internet em casa, dos 3.409 dos entrevistados que responderam, 2.868 disseram possuir esse acesso e 541, disseram não possuir acesso a internet.

Das 2.725 pesoas que responderam sobre o acesso à educação a distância via celular, 2.141  responderam positivamente e 584, disseram não ter essa possibilidade.

“Nossa expectativa é que ao disponibilizarmos várias formas de acesso às atividades pedagógicas, possamos atingir a totalidade dos nossos estudantes”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.

Horários

Para que os alunos possam acompanhar as aulas, o conteúdo será exibido em horários diferenciados. Pela manhã, a partir das 8 horas às 10 horas, serão exibidos conteúdos voltados aos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano.

No período da tarde, a partir das 14 horas  às 16 horas, os conteúdos serão direcionados aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano.

E à noite, das 19 horas às 19:30 horas, as aulas serão direcionadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

As aulas, com duração de aproximadamente 10 minutos, vão abordar Língua Portuguesa/Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Matemática, Arte, História, Ciências, Educação Física, Geografia, Inglês e ainda temas dos Programas Escola da Inteligência e Bom de Bola, Bom de Escola sempre aos sábados, das 8 horas às 09:50 horas.

Na TV Escola Cuiabana os professores tratarão ainda temas contemporâneos transversais  como saúde, multiculturalismo, educação ambiental, trabalho, cidadania e civismo, em temáticas gerais que serão trabalhadas de modo interdisciplinar. Esses temas gerais tratarão de Povos Indígenas de Cuiabá e Mato Grosso, Descobrimento do Brasil e dia de Tiradentes, o município de Cuiabá: história, geografia, biomas, cultura, tradições, lendas, e danças e a importância do Trabalho (Dia do Trabalho).

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado falou sobre a iniciativa. “É fundamental que neste momento  estejamos totalmente dedicados e disponíveis para oferecer aos nossos alunos o máximo de serviços possíveis. As aulas terão conteúdos diferenciados de acordo com a faixa etária e esperamos alcançar aqueles alunos cujas familias têm dificuldade de acesso à internet, daí a opção por um canal aberto de tv, gratuíto”, disse ela.

Para acompanhar as aulas, pela TV Mais é só acessar o canal 17.1, ou pelo youtube no canal @Portal da Escola Cuiabana.

Deixe uma resposta